Segundo estudiosos e especialistas do tema, vencer a compulsão requer um certo esforço e adequação dos hábitos alimentares. Adequação não significa proibição, mas sim, a busca do equilíbrio para não deixar a situação se agravar e se transformar numa doença.
Doenças como a obesidade mórbida, depressão e bulimia
Dominar a compulsão alimentar não é nada fácil, mas também não é impossível, depende de esforço e persistência. Quem não consegue se livrar do problema sozinho, aconselha-se buscar ajuda médica ou de outros profissionais de saúde.
Como vencer a compulsão alimentar?
1. Faça de quatro a cinco refeições por dia e na hora certa. Evite passar muito tempo com o estômago vazio.
2. Evite alimentos gordurosos, frituras e doces. Dê preferência a alimentos leves, saudáveis e nutritivos. Frutas e barras de cereais são boas opções.
3. Mastigue bem o alimento. Coma devagar e tranquilamente. Saboreie o alimento e pense em coisas boas e alegres enquanto come.
4. Evite comer acompanhado de pessoas negativas e que ficam reclamando de tudo e de todos. O momento da refeição precisa está ligado a coisas boas e que aumente sua auto estima.
5. Organize seu armário e geladeira. Deixe alimentos saudáveis em locais de fácil acesso.
6. Nunca vá dormir com fome. Isso ajuda a evitar “assaltar” a geladeira durante a noite.
7. Ocupe o tempo vago para não pensar em comida.
8. Chegue mais tarde e saia antes do final das festinhas de aniversário e de encontros regrados à comida e bebida.
9. Reeduque seu cérebro para dominar seu estômago. Não permita que seja o contrário. Concentre-se e esforce-se para alcançar seu objetivo.
10. Faça coisas diferentes. Mude sua rotina diária.
Mas, atenção! Se não conseguir sucesso na primeira tentativa de superar a compulsão alimentar, aceite isto como natural. Não se subestime e nem desanime antes de tentar de novo. Seja positivo. Acredite no seu objetivo e tente novamente. Lembre-se: sempre haverá um novo recomeço. E, com ele, novas oportunidades de superar as falhas.
Boa Noite para todos/todas vocês. Até amanhã, meus amores. Carinhos e beijinhos sem ter fim :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário