quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Diet Ou Light?


Diet :é um termo usado na maioria das vezes como sinônimo de retirada de algum nutriente, sem implicar no entanto a redução das calorias do alimento.

O Ministério da Saúde classifica-os como o grupo de alimentos produzidos para fins especiais e define: "Alimentos dietéticos são aqueles especialmente formulados e/ou produzidos de forma que sua composição atenda necessidades dietoterápicas específicas de pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou patológica particulares".

As substâncias comumente retiradas dos alimentos são os açúcares, o sódio, as gorduras, o colesterol, alguns aminoácidos, etc. Em alguns casos, a ausência de substâncias pode significar também em diminuição das calorias, como os alimentos sem açúcares (gelatinas, geléias, balas), ou sem gordura (leite desnatado). No entanto, pode ocorrer o contrário.

Alguns chocolates diet, por exemplo, são mais calóricos que sua versão normal. Apesar de não conterem açúcar, estes apresentam mais gordura que os outros e conseqüentemente são mais calóricos.

O fundamento dos produtos diet, então, é atender às pessoas que por alguma razão precisam restringir estas substâncias em sua alimentação. É o caso dos diabéticos, hipertensos, celíacos (dietas isentas de glúten), entre outros.

Já os produtos light são permitidos pelo Ministério da Saúde para serem usados quando forem cumpridos os atributos de "reduzido" ou "baixo".

Este termo tem sido muito usado para indicar redução das calorias, seja esta redução originada pela diminuição dos açúcares, ou de gorduras, como por exemplo: requeijão cremoso light, maionese light, margarinas light, etc. Os produtos diet também são light? Nem sempre um produto diet é light!

Obrigatoriamente, os produtos rotulados como light, em português "leve", possuem menos calorias quando comparados com sua versão normal. Ao contrário, os produtos diet nem sempre são menos calóricos. Vou explicar:

Então pode haver produtos diet que sejam light? Sim! Os produtos diet com baixa caloria podem ser considerados "leves".

Como é o caso dos doces diet, das gelatinas diet, (como já foi especificado anteriormente) e quaisquer preparações que sejam feitas com adoçantes. Nestes casos, tanto pessoas com diabetes como aquelas em regime alimentar podem usar.

4 comentários:

  1. oi amiga
    é bom ficar de olho né
    para diferenciar de modo correto se vale a pena o diet ou o light
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Elisa! Legal seu post, muita gente confunde light com diet e não sabem o significado.É sempre bom dar uma alerta na galera!!! Beijokas,

    ResponderExcluir
  3. Pois é, já comprei tanta coisa diet, e só depois que aprendi a ler rótulo é que entendi a diferença! Bjkas!

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, tudo bem??
    Realmente meu cardapio ta bem enxuto, mas se nao for assim nao emagreço de jeito nenhum..
    A maioria dos dias ele nao ultrapassa 1000 calorias, mas como as vezes abuso, fica elas por elas.
    Fome nem tanto mas passo muita vontade..
    Obrigada pela preocupação e pela visita...
    bjao

    ResponderExcluir