terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pense Magro E Emagreça!


Bom dia meus amores, como estão todas(os) vocês?? Espero que bem.

Bom, hoje volto com a minha R.A, e estava aqui pensando em que postar, pensei, pensei e pensei. Aí cheguei a conclusão de que: todas as vezes que eu emagreci e engordei novamente foi porque eu tenho um cérebro de gordo, isso mesmo, eu penso gordo mesmo estando de R.A e emagrecendo. Eu explico! Mesmo comendo um bife grelhadinho, com arrozinho integral, salada e uma frutinha de sobremesa, meu pensamento está em uma torta de chocolate com chantily, por exemplo, e claro, logo que "perco"(sim, porque agora resolvi eliminar peso)os quilos extras, a primeira coisa que faço é me "presentear" com algo BEM calórico, aí a coisa só desanda. Começa com um pedacinho de bolo, que se transforma em mais alguns brigadeiros (sim, sou uma formiga, meu pecado é o doce), depois em um sonho (que se torna um pesadelo), um pastelzinho aqui, uma pizza a co lá e aí o final da história vocês já sabem. Volto ao peso antigo, e as vezes pesando mais ainda que antes e o efeito sanfona é uma realidade em minha vida.

Querendo muito mudar o desfecho disso, encontrei na revista Shape de Junho desse ano essa reportagem, extensa, eu sei, mas gostei dela, por isso vou repassar pra vocês. Vou TENTAR e me esforçar para mudar a rotação do meu cérebro. Se alguma (um) de vocês enfrentam esse mesmo dilema sobre pensamento magro x pensamento gordo, esse post é para vocês também.

Beijos, minhas amadas(os) e queridas(os) seguidores e visitantes do bloguinho!

Perder peso também depende de sua mente. E existem técnicas para reprogramar nosso cérebro e nos fazer pensar magrinho e afinar para sempre. (por Inês Salles)

Meses de dieta, horas na academia... A rotina se repete para quem quer emagrecer. Muitas vezes a batalha parece vitoriosa, mas em pouco tempo lá estão os quilinhos dando alô novamente. Essa dificuldade pode ser, na verdade, falta de cuidar da mente. É por isso que o processo de emagrecimento tem resultados diferentes em cada um. Além da propensão genética, perder peso depende de como nos comportamos. Os especialistas falam em "Cérebro Magro e Gordo". Na fase adulta, nossa mente já foi programada para seguir um padrão ou outro. O gordo vai buscar alimentos por impulso e os retêm no organismo por mais tempo. O magro faz todo serviço com consciência. A boa notícia é que exitem métodos que nos reprogramam e revertem a situação de maneira definitiva.

*Pense Diferente: uma das técnicas é baseada na Programação Neurolinguística (PNL), conhecida no mundo todo por trabalhar mudanças comportamentais inclusive para sucesso profissional.

Os especialistas costumam dizer que ela apresenta o "manual de instruções" para nossa mente. Os instrutores de PNL garante que esse método reconstrói a nossa relação com alimentos e com a perda de peso.

O especialista e instrutor da técnica Alexandre Bortoletto explica que o método foi criado da observação do sucesso de pessoas consideradas bem-sucedidas. "Eles identificaram de que formas elas agiam para ultrapassar obstáculos e conquistar os objetivos".

O mesmo princípio de sucesso pode ser aplicado em qualquer área da vida. A sua transformação vai acontecer quando você conseguir se posicionar de forma otimista sobre os seus objetivos e acreditar de verdade na sua capacidade de atingi-los. Se o objetivo aqui é emagrecer e permanecer magra, então as ferramentas serão utilizadas nesta direção. O importante é lembrar que o que você pensa afeta o seu corpo, e vice-versa. Uma coisa está sempre ligada a outra.

A Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística oferece o tratamento de duas formas. A primeira delas é o chamado SPA Mental, um curso de 15 horas que costuma ser oferecido aos finais de semana (custa a partir de 846) _ minha opinião de blogueira, caro isso_. A segunda é o atendimento individual, chamado de Coaching de Vida, que trabalha todas as áreas da vida do paciente. Esse tratamento acontece uma vez por semana, por tempo indeterminado, e o valor das sessões varia de acordo com o instrutor.

Mas o importante de tudo isso é termos consciência que precisamos tomar as rédeas da situação e fazer acontecer, e não esperar por uma fórmula mágica para emagrecer.

* Acredite em você: a garantia da mudança depende de cada um de nós. Qualquer que seja a sua estratégia, metade do caminho estará completo se você acreditar que vai chegar lá. A ciência já provou que um estado positivo tem efeitos reais no nosso metabolismo. "O medo de engordar direciona nossa atenção para insatisfações em relação ao corpo e mantém um estado interno negativo, que traz como consequência o aumento da produção de cortizol (hormônio do estresse), afetando o metabolismo. Se a pessoa afirma que quer se manter magrae tem um sentimento de que não vai conseguir, é a esta dúvida que o sistema neurofisiológico vai responder." Em resumo, só você pode decidir o que deve acontecer com seu corpo e sua vida.

* Mude sua mente: outro método, do neuropsiquiatra Sidney Chioro, chamado Emagrecer Comendo Bem consite em apresentar aos pacientes imagens e sons que trabalhem na mente as sensações relacionadas ao hábito de comer em nível inconsciente. Não são imagens objetivas, mas formadas por computador que realizam movimentos calculados. O resultado é um "código" que será lido pelo cérebro. O tratamento foca os impulsos, a retenção intestinal e a resistência ao emagrecimento.

Quando começamos a emagrecer nossa mente trabalha contra, e não nos deixa mudar os hábitos e seguir as atitudes que levam à perda de peso. Por isso é preciso trabalhá-las.

COLOQUE O CÉREBRO PARA MALHAR!

# Espalhe frases motivadoras pela casa, usando expressões determinadas e otimistas como: "decidi que vou ficar magra".

# Pense numa imagem de si mesma com as características que quer ter. Fixe esta imagem na mente e lembre-se dela sempre que puder.

# Prepare seu prato com sabedoria no restaurante. Observe todos os alimentos. Imagine as combinações possíveis e sirva os alimentos que se completam de forma prazerosa e consciente.

# Não se proiba. Faça escolhas que vão deixar seu corpo mais saudável e bonito. Permita-se comprar um biscoito ou uma barra de chocolate. Mas só coloque no carrinho o que realmente pode trazer felicidade.

# Nas conversas com as amigas, nada de pessimismo do tipo: "Amiga, eu odeio a minha barriga". Que tal substituir esta frase por... "Amiga! Vou entrar já já naquele jeans!".

# Divida seu prato: sirva-se em 4 pequenas porções com alimentos que sejam saudáveis, mas sempre gostosos também. Quando chegar à última porção, vai perceber que já estará satisfeita e não comerá.

# Ao abrir a geladeira, pare e pense: uma pessoa magrinha, com aquele corpo que quero ter, comeria isso?

8 comentários:

  1. Oi amiga linda...
    vc não é a única a comer saladinha e pensar no chocolate, eu sou assim tb...rs...
    adorei as dicas
    bj flor

    ResponderExcluir
  2. Ah deixa eu te contar...
    as meninas que te seguiam a maioria sumiu, olha nem sei por onde anda este povo...
    temos que fazer novas amizades, pois fomos abandonadas kkk
    bj flor

    ResponderExcluir
  3. Eu li essa reportagem (adoro a Shape!!). É realmente muito boa!! Bjkas!

    ResponderExcluir
  4. oi amiga linda...
    sei de algumas sumidas, olha a Stella estava desanimada com o blog, muitas nõ tem vontade de voltar depois de sucessivas crises de jacadas, mais olha eu estou aqui firme e forte, eu já disse que mesmo que eu leve cinco anos para emagrecer, mais por aqui ficarei... kk...
    bj florzinha

    ResponderExcluir
  5. oi flor mais é claro que pode me seguir tambem vou te seguir viu
    espero trocar muitas experiencias com vc
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Elisa! vim retribuir sua visitinha!Adorei seu comentário e tb já estou te seguindo! vamos juntas correr atrás de um corpo e mente saudável. Bjos,

    ResponderExcluir
  7. Claro que sim. Nem precisa pedir permissão.
    Já tinha te visitado antes, no dia da tua volta. Só não fiquei muito a vontade pra comentar, pois vc parecia falar pra pessoas especificas. (desculpa se entendi mal). Mas, já tô aqui de novo e agora definitivo. Já tou te seguindo e nem pedi(hihihihihi). Gostei do teu blog. Vamos lá. Firme e forte!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. oi flor, bom vc não é a única a ter pensamento gordo eu também tenho esse pensamento só que diferente do seu, não sinto que estou emagerecendo, mesmo com o ponteiro da balança caindo pra menos, mais estou tentando mudar isso, esta reportagem serviu pra mim também inclusive vou postar no meu blog pra me lembrar pro resto da vida...beijos

    ResponderExcluir