segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Guerra e Paz: Nós Contra A Balança!


Pessoal, encontrei estas reportagens em uma revista antiga: Claudia de Maio/2010. Nela tem uma serie de reportagens sobre dieta. Como achei bem interessante, resolvi compartilhar estas informações com vocês. Todos os dias publicarei uma reportagem. Espero que gostem e que sirvam para tirar algum proveito ou informação.

Por que passamos a vida fazendo regime? Por que nunca estamos satisfeitos com o nosso corpo? A obsessão por perder 2, 3 ou 40 quilos é tamanha que uma pesquisa recente elaborada por uma marca de cereal trouxe uma revelação surpreendente num grupo de 2,2 mil mulheres e 2,2 mil homens ouvidos, a maioria das pessoas garantiu que precisam emagrecer e entrar em uma calça antiga a encontrar o grande amor da vida da pessoa. Para desvendar esse poder absoluto que a balança exerce sobre as pessoas, a revista Claudia conversou com especialistas e pessoas que alcançaram (e mantiveram)o peso sonhado. CONCLUSÃO: todo mundo pode levantar a bandeira branca e viver bem com o seu corpo.


O TESTE DOS REGIMES:

Nesta reportagem 11 profissionais avaliam os cardápios mais seguidos pelos brasileiros. Eles apontam os pontos fortes e fracos de cada um, dão nota, alertam contra pegadinhas e teorias malucas e afirmam: fazer dieta sozinha, sem orientação médica, pode fazer mal à saúde.

DIETA: Da Pirâmide Alimentar

COMO É: Ensina como distribuir os 5 principais grupos de alimentos no cardápio diário. Na base da pirâmide, os carboidratos integrais(pães, arroz, massas...), que são consumidos em maior quantidade (de 5 a 9 porções), seguidos pelos vegetais (de 4 a 5) e frutas (de 3 a 5), leites e derivados magros (3), carnes e ovos (2), leguminosas, como feijão e lentilha (de 1 ou 2 porções), e, por último, açucares, doces, óleos e gorduras (1).

O QUE PROMETE: Emagrecimento saudável, sem riscos para o organismo. A perda pode ser de meio a 1 quilo por semana.

PONTOS A FAVOR: É muito saudável. Estimula o consumo balanceado de todos os grupos alimentares e fornece os nutrientes essenciais para o organismo. A dieta é pouco restritiva. Se respeita a quantidade das porções, você pode fazer as suas escolhas e comer quando quiser.

PONTO CONTRA: Uma dificuldade é "decorar"o tamanho da porção de cada alimento. No caso das frutas, por exemplo, uma porção nem sempre é a fruta inteira. Pode ser uma fatia, uma xícara de chá, um determinado número de quantidade.

NOTA: 10.

DIETA: Do Mediterrâneo

COMO É: Inspirada na alimentação dos povos do Mediterrâneo, conhecida pela cozinha leve e saudável, é rica em frutas, verduras, cereais, oleaginosas(amêndoas, azeitonas, nozes...), peixes, leite e derivados. Tudo regado a vinho e azeite, amigos do coração.

PONTO A FAVOR: É altamente benéfica. Estudos já comprovaram o poder dos nutrientes presentes no azeite, no peixe e nas oleaginosas, como ômega 6 e 9, de diminuir os níveis de colesterol e, assim, prevenir doenças cardiovasculares.

PONTO CONTRA: Os alimentos mais importantes, como peixe, azeite e oleaginosas, podem pesar no orçamento do mês. Outro complicador é mudar o hábito arraigado de comer carne várias vezes por semana.

NOTA: 10

DIETA: Dos Pontos

COMO É: Propõe substituir as calorias dos alimentos por pontos. Assim, você monta seu cardápio como quiser desde que não ultrapasseos 320 pontos por dia, no caso das mulheres. De acordo com o médico, as escolhas devem ser sensatas. Reserve, por exemplo, de 160 a 176 pontos para os carboidratos, de 33 a 50 para as proteínas e até 96 para gorduras do bem.

O QUE PROMETE: Perda de cerca de 4 quilos por mês.

PONTO A FAVOR: A liberdade de escolha leva a uma boa adesão à Dieta. Dá para fazer refeições balanceadas se a pessoa seguir as orientações dos livros ou do médico. É indicado também a substituição da farinha branca pela integral, hábito que pode prevenir várias doenças.

PONTO CONTRA: Há grande risco de fazer substituições pouco saudáveis. Optar por alimentos de um só grupo, por exemplo, pode causar deficiência de nutrientes. E mais: quem se esquece de anotar tudo o que come pode não ter sucesso. É preciso muita disciplina para escrever diariamente os alimentos e seus respectivos pontos e comer corretamente.

NOTA: 9

Continua a reportagem a noite em outro post.

2 comentários:

  1. Oi amiga vim te dar um beijo.Uma otima semana.

    ResponderExcluir
  2. ola querida
    mais vc ta sumida em?
    que bom que voltou
    achei legal o post
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir