terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Continuação Post Anterior Sobre Dietas!

DIETA: Vigilantes do Peso
COMO É: O grupo nasceu nos Estados Unidos há 45 anos. Todos os alimentos recebem uma pontuação levando em conta calorias, fibras e gorduras. Cada associado, de acordo com o peso, pode consumir uma cota diária de pontos. Eles faz a escolhas livremente desde que não ultrapasse sua cota.
Há reuniões semanais de apoio em que a pessoa se pesa e troca experiências com outros seguidores.
O QUE PROMETE: A reuniões e o apoio dos orientadores leva a mudança de hábitos, que reduzem gradativamente o peso sem provocar fome nem causar danos à saúde
PONTOS A FAVOR: A dieta proposta baseia-se na pirâmide alimentar e é equilibrada. Pode ser seguida por tempo ineterminado, poisoferece refeições balanceadas e com todos os nutrientes necessários. As reuniões estimulam tanto a adesão ao emagrecimento quanto a manutenção do novo peso.
PONTOS CONTRA: Há uma verdadeira ojeriza à medicação por parte de alguns orientadores. Isso é perigoso, pois há casos em que é necessário, sim, a uso de remédios. Antes de aderir ao programa, é fundamental consultar um médico.
NOTA: 9.
DIETA: De South Beach
COMO É: A primeira fase da dieta criada pelo cardiologista americano Arthur Agaston
durante 14 dias restringe a ingestão de carboidratos. "Assim, há queda dos níveis de açucar no sangue, o que ajuda a diminuir o desejo por doces e pães". Na segunda fase, os carboidratos integrais são reintroduzidos e, na terceira fase, é permitido um doce por semana.
O QUE PROMETE: Perda de 3 a 5 quilos na primeira fase e de meio quilo a 1 quilo por semana até atingir o peso desejado.
PONTOS A FAVOR: Estimula o consumo de alimentos saudáveis, como carnes magras, carboidratos integrais e gorduras menos prejudiciais ao organismo e não limita agressivamente a quantidade de comida. Também é apontada como fator positivo o fato de a dieta ser feita em fases para que o organismo favoreça a perda de peso sem causar danos à saúde a longo prazo.
PONTOS CONTRA: É dificil abandonar totalmente a ingestão de carboidratos e frutas nas duas primeiras semanas. Muitas pessoas sofrem com prisão de ventre, dor de cabeça e falta de disposição para os exercícios. Além disso, o alto consumo de proteínas podem sobrecarregar os rins e provocar cetose, fenômeno que leva à queima de gordura, mas não de forma saudável.
NOTA: 6
DIETA: Do Shake
COMO É: Febre desde os anos 1980, consiste em substituir uma ou duas refeições diárias por um pó industrializado, que, misturando à água ou ao leite, contém os mesmos nutrientes de uma refeição, porém com menos calorias.
O QUE PROMETE: Perda de peso rápida, em torno de 4 quilos em 15 dias.
PONTOS A FAVOR: Pode ser substituido ocasional de refeição quando não há tempo de prepara-la adequadamente. Em termos nutricionais, os shakes são equilibrados e, portanto, é bem melhor ingeri-los do que ficar sem comer ou optar por guloseimas, como bolachas e salgadinhos.
PONTOS CONTRA: Fiz análise dos shakes do mercado e verifiquei que, em alguns, há carência de aminoácidos essenciais proveniente da carne, do leite e dos ovos, o que pode causar anemia. Alem de não ajudar a mudar o comportamento alimentar, é digerido rapidamente e não sacia.
NOTA: 5
DIETA: Da Proteína
O QUE PROMETE: Perda de peso rápida, em alguns casos em torno de 5 quilos em 15 dias.
PONTOS A FAVOR: Desestimula a ingestão de grandes quantidades de carboidratos. Além disso, um estudo publicado em 2003, demonstrou que, quando feita sob supervisão médica por no máximo 3 meses, leva ao aumento do colesterol bom.
PONTOS CONTRA: O alto consumo de gorduras saturadas não é saudável. Isso pode levar à sobrecarga hepática e renal e a doenças cardiovasculares. Também é condenado pela falta de carboidratos bons, como os integrais, que são ricos em fibras e em vitamonas B e zinco, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e digestivo.
NOTA: 4
DIETA: Ortomolecular
COMO É: Os médicos ortomoleculares indicam a seus pacientes uma dieta rica em alimentos antioxidantes, capazes de combater os radicais livres, responsáveis por oxidar as células. Eles também preferem as preparações frescas em vez das industrializadas, os carboidratos integrais e as proteínas leves, como peixe. Há restrições a carne vermelha, açucar e pães feitos de farinha branca.
O QUE PROMETE: Perda de peso, ativação do metabolismo e melhora da pele e do cabelo.
PONTOS A FAVOR: A compreensão do papel desempenhado por vitaminas, minerais, aminoácidos e gorduras poli-insaturadas na formação das moléculas é um fator positivo. Todas as nossas células são feitas desses nutrientes, encontradas nos alimentos. Eles são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
PONTOS CONTRA: Pacientes da medicina ortomolecular podem ser vítimas de excessos. A indicação exagerada de suplementos é capaz de gerar toxicidade ao organismo sem contar que ainda não há comprovação científica da eficácia do método.
NOTA: 3
DIETA: Do Tipo Sanguíneo
O QUE PROMETE: Atingir o peso ideal com a ingestão de alimentos adequados ao tipo sanguíneo.
PONTOS A FAVOR: Pode despertar a consciência em relação a reações individuais a determinados alimentos.
PONTOS CONTRA: Nenhuma teoria ligada a esse tipo de dieta encontra comprovação científica. Certos indivíduos têm realmente reações a determinadas substâncias presentes nos alimentos, mas isso acontece com pessoas de qualquer tipo sanguíneo.
NOTA: 0

Um comentário:

  1. Oiê Sumidaaa!!! Que bom que vc voltou amiga... Caraca nem me fale desse calor... eu incho tanto que parece que vou estourar a pele, um horror... mas hoje grças a Deus o calor já está diminuindo!!!
    Viu só o que acontece com quem abandona a gente??? Brincadeirinha flor, foi só uma fase ruim que já passou certo??? Com certeza vc vai sim entrar nos eixos!!!
    Bjos amiga... que bom que voltou!!!

    ResponderExcluir