terça-feira, 9 de julho de 2013

Alimentos Que Atrapalham A Dieta Sem Você Perceber.

É preciso ter cuidado com os alimentos que tentamos incluir na dieta ma tentativa de substituir aqueles mais calóricos, como as massas, pães e açúcares. Alguns, embora não aparentem, podem se tornar o vilão de nossas dietas sem que percebamos. Observe a Lista:
                                                          granola_dietaesaude
1. Granola 
Essa mistura de cereais e grãos contém muito açúcar e outros componentes também calóricos. Se você não conseguir evitá-la, opte pela granola diet ou light; pois, segundo os nutricionistas, a granola, embora saudável, é bastante calórica: uma porção de  100 g de granola tem 421 calorias. Só comparando, 1 pãozinho francês tem, em média, 140 calorias. Às vezes, na tentativa de substituir as massas, optamos por alimentos mais calóricos ainda.
2. Água de sabor 
Essas bebidas possuem muitos aditivos químicos. A composição delas é bem semelhante as dos refrigerantes. Não fazem nenhum bem à saúde e ainda podem conter açúcares em excesso. O nosso organismo precisa de água para se manter hidratado e desempenhar bem suas funções. Mas, prefira a água pura, filtrada. Evite bebidas com produtos industrializados.
3.  Molhos  e temperos de saladas
Legumes e verduras devem ser consumidos crus e bem mais próximos do natural possível. Ou seja, evite exagerar nos molhos e temperos calóricos. Prefira ingerir saladas com temperos mais simples e leves.  Molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons (mini-torradinhas, tipo salada Caesar) devem ser evitadas porque, com esses complementos, elas podem se tornar tão calóricas quanto as massas e carboidratos que tentamos evitar.
4. Frutas
Você pode está se perguntando o porque de incluir as tão bem-vindas frutas nessa Lista. Mas, observe bem: se o seu programa de emagrecimento possui um limite diário de açúcar, obviamente você não poderá exagerar em nenhum alimento que contenha açúcar em excesso. E, nem mesmo o açúcar das frutas, a frutose. Algumas frutas contém bastante frutose por unidade ou por porção de 100g. E, este açúcar será convertido em glicose e poderá resultar no acúmulo de calorias ou no aumento de peso. Em outras palavras, fruta também engorda. Por isso, atente-se à alimentação balanceada e escolha bem os alimentos. Manga, laranja e mexerica são exemplos de frutas “calóricas” devido ao alto índice de frutose (açúcar) que elas contém.
5. Açaí: É uma fruta muito rica em nutrientes  e minerais como cálcio, ferro, vitamina B1 e outros. Porém, o açaí é muito calórico: possui 248 calorias em 100 gramas. Além disso, as pessoas ainda adicionam complementos na hora de consumi-lo. Complementos como granola, banana, grãos,leite em pó e leite condensado deixam o açaí mais calórico ainda.  O problema é que muitas pessoas em dieta, substituem refeições por tigelas de açaí. Com isso, acabam por ingerir bem mais calorias que uma refeição simples com arroz, feijão e uma carne, por exemplo.
6. Refrigerante light ou zero: Eles não possuem calorias. Mas, possuem adoçantes artificiais, o grande problema; além de prejudiciais à saúde, os adoçantes possui substâncias que despertam um forte desejo de comer doces. Existem estudos que comprovam essa relação e comprometem o resultado das dietas. Refrigerantes de qualquer tipo devem ser evitados. São  apenas misturas químicas sem nenhum valor nutricional e com substâncias nocivas ao organismo.
7. Barrinhas de cereais:
Mesmo as barrinhas de cereais na versão light possuem calorias. Elas têm, em média, de 60 a 140 calorias. Dependendo do fabricante e do sabor, melhor evitá-las ou não abusar desse tipo de alimento. Barrinhas de cereais com cobertura de chocolate ou de amendoim são bem calóricas.
8.  Sushi e outras comidas japonesas:  O sushi é bem calórico, embora não aparente.  Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz (amido) e é servido com recheios extremamente calóricos como  queijos, requeijões e outros.  Outras opções de pratos orientais fritos ou shimeji, por exemplo,  são também vilões de dietas porque cada unidade tem, em média, de 50 a 100 calorias. O problema é que, como são pequenos, são consumidos em várias unidades de uma única vez.  Com isto, a pessoa não percebe o volume de calorias ingeridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário