terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Conheça Os Alimentos Que Podem Boicotar A Dieta!


Muitas pessoas, em busca de um emagrecimento que não coloque a saúde em risco, optam por fazer uma reeducação alimentar. Para isso, passam a incorporar à sua rotina alimentos saudáveis e menos calóricos. No entanto, muitas vezes, a diminuição do peso não acontece. Segundo a nutricionista da Corpore Sano, de Caxias do Sul, Clarisse Zanette, isso ocorre pois, por mais que determinado alimento seja um aliado da perda de peso, o seu consumo em grandes quantidades acaba tendo o efeito inverso ao esperado.
Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Clarisse explica que consumir alimentos menos calóricos é ineficaz se o paciente não se conscientizar que precisa comer uma quantidade menor do produto. O que acontece com frequência é que por ingerirem comidas saudáveis, as pessoas acreditam que podem comer mais.

:: Alimentos light e diet
Clarisse explica que é mais comum do que se imagina a dúvida quanto às diferenças entre os alimentos light e diet, que têm finalidades bem diferentes.
— O produto light contém baixo ou reduzido valor energético. Em média, ele apresenta 25% a menos de calorias, quando comparado aos convencionais — explica, ressaltando que essa linha de alimentos deve ser utilizada por quem quer emagrecer.
— Os alimentos diet, por sua vez, são aqueles que apresentam exclusão de um determinado componente. São produtos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio — revela, destacando que um chocolate ou geleia diet, por exemplo, não contém açúcar.
É comum alimentos diet serem associados a emagrecimento, o que é um erro.
— Na maioria das vezes, o valor energético não é menor do que o de produtos normais. Ele pode, inclusive, ser maior, pois são necessários substituições para manter a palatabilidade dos alimentos, como as gorduras — afirma.
A especialista recomenda cuidado na hora de optar por alimentos dessas duas linhas.
— Para quem busca emagrecer, o ideal é consumir alimentos light, e se você é diabético, celíaco ou hipertenso opte por alimentos diet — alerta.

:: Frutas
Clarisse explica que as frutas são alimentos saudáveis, rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, valiosos aliados no combate ao envelhecimento. Uma dieta balanceada, segundo ela, contém no mínimo três porções de frutas por dia. Porém, mesmo sendo naturais, também precisam ser consumidas com cautela.
— As frutas contêm frutose, um tipo de açúcar que pode aumentar a glicose (açúcar do sangue), levando ao ganho de peso — diz.:: Salada
As saladas nos fornecem energia e vitalidade por serem ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Mas é preciso estar atento aos complementos:
— Uma colher de sopa de molhos industrializados pode conter mais de 100 calorias, uma de maionese contém 50 e uma de óleos diversos pode conter até 90. Em excesso, eles podem, sim, tornar a salada pouco saudável e inimiga da dieta.
Segundo a nutricionista, para temperar saladas, há outras boas opções que são pouco calóricas .
— Podemos usar molho de iogurte, limão, vinagrete ou dois fios de azeite de oliva extra virgem — ensina.

::Barras de cereais
A praticidade da barra de cereal como uma opção de lanchinho, se adaptou muito bem à correria dos dias de hoje. Porém, elas não devem ser substituídas pelas principais refeições, pois não possuem qualidades nutritivas.
— Elas são ricas em carboidratos, gorduras e conservantes e são pobres em fibras. Se o seu objetivo é aumentar a quantidade de fibras da dieta, não se engane com a barra de cereal. Em média, uma barra de cereal tem de uma a duas gramas de fibras, sendo que a recomendação diária para um indivíduo saudável é de 30 gramas. Imagine quantas barras você teria que comer diariamente para atingir a necessidade de fibras apenas com este alimento? — pondera.
No entanto, para quem gosta de se alimentar com essas barras, a nutricionista dá uma dica:
— Faça a sua própria barra de cereal ou monte um mix de oleaginosas com frutas secas. Pegue uma castanha do Pará, uma amêndoa, duas nozes, dois damascos e uma ameixa seca ou banana passa. Este, sim, é um lanchinho super saudável e sem conservantes — diz.

:: Granolas
Clarisse define as granolas como ótimas fontes de fibras, minerais e vitaminas do complexo B. Segundo ela, a granola tem como função facilitar o trânsito intestinal, mas, como qualquer alimento, em grande quantidade pode trazer aumento de peso.
— Cada 90g de granola, o que representa uma xícara grande do alimento, tem, em média 350 calorias. Então, o ideal, quando o objetivo é emagrecer, é comer no máximo duas colheres de sopa por dia adicionado em iogurte natural — afirma.

:: Bebidas
Muitas pessoas esquecem que as bebidas também contém calorias que devem ser contabilizadas. Este é um erro muito comum, cometido especialmente por quem consome sucos de frutas naturais.
— Uma laranja tem, em média, 40 calorias. Para fazermos um suco dessa fruta são necessários de duas a quatro porções de frutas. Ou seja, são 160 calorias, a mesma medida que contém uma lata de refrigerante de cola. Então, uma dica é fazer o suco com uma fruta e diluir o restante com água.
Já a água com sabor e os refrigerantes diet e light são bons acompanhantes de refeições, pois são isentos de calorias. Em contrapartida, estas bebidas contêm ingredientes artificiais como acidulantes, corantes e são ricos em sódio que não são recomendados em excesso.
Estudos mostram que indivíduos que consomem um ou mais copos de refrigerantes por dia, apresentam 31% de chances a mais de desenvolver obesidade. Segundo os autores da pesquisa, o mais impressionante foi o fato de o risco aumentar tanto para quem consome refrigerantes diet quanto para os que tomam a versão normal.
— Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores para tal fato, é que os refrigerantes, em versão diet ou não, são altamente adocicados. Isso poderia fazer com que a pessoa ficasse mais propensa a consumir doces, levando ao aumento de peso — explica Clarisse.
Segundo, a nutricionista, o ideal é abusar dos líquidos, especialmente no verão. No entanto, a melhor receita ainda é aquele velho conselho de que o melhor para a dieta e para a saúde é o consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia.
BEM-ESTAR

3 comentários:

  1. poxa a do suco de laranja eu não sabia ,achava que tava fazendo certo kkk ,ixi acho que eu tava fazendo tudo errado sniif mas vamos a luta neh? beijos boa semana

    ResponderExcluir
  2. estou aqui por adorar esse blog viu
    “A força da nossa amizade vence todas as diferenças…
    Aliás,… para que diferenças se somos amigos?
    Quando erramos… nos perdoamos e esquecemos
    Se temos defeitos… não nos importamos…
    Trocamos segredos…
    e respeitamos as divergências…
    Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo…
    Nos amparamos…nos defendemos…
    sem pedir…
    fazemos porque nos sentimos felizes em fazer…
    Nos reverenciamos… adoramos… idolatramos… apreciamos… admiramos.
    Nos mostramos amigos de verdade,
    quando dizemos o que temos a dizer…
    Nos aceitamos , sem querer mudanças…
    Estamos sempre presente,
    não só nos momentos de alegria,
    compartilhando prazeres,
    mas principalmente nos momentos mais difíceis…”
    bjo vc se tornou especial pra mim

    ResponderExcluir
  3. olá minha AMIGA

    estou passando para desejar a vc uma boa semana... e para te agfadecer pela amizade e o apoio!!!

    Adorei o post, vou colocar em prática algumas das dicas...

    querida, tem um selinho no meu blog pra vc, pega lá vai??? rsrs

    beijoooo

    ResponderExcluir