domingo, 6 de fevereiro de 2011

Elas Fazem Jus À Fama!


Saiba quais são as 12 ervas mais famosas no mundo das dietas e escolha a ideal para você.



Utilizadas como tempero, chás ou cápsulas, complementando a alimentação, as ervas são poderosas armas naturais contra a gordura. Cada planta possui sua particularidade, porém auxiliam no emagrecimento quando atuam no transito intestinal, absorvendo gordura e açucar ou combatendo a ansiedade. Para você escolher a mais indicada para a sua dieta, confira uma lista com as principais ervas, suas propriedades e consumo diário recomendado.



Carqueja (Baccharis trimera)



AÇÃO: estímula a queima de gordura e ajuda na remoção de toxinas e na purificação do organismo. Também auxilia no tratamento de diabetes, pois regula o nível de açucar no sangue, combate problemas do fígado, estômago e bexiga.



RECOMENDAÇÃO: até 3 xícaras (600ml) por dia



CONTRAINDICAÇÃO: Gestantes e mulheres em fase de amamentação.



Chapéu-de-couro (Echinodorus macrophyllum)



AÇÃO: é diurético (combate o inchaço e melhora o funcionamento dos rins, da bexiga, do intestino e fígado). Combate artrite, ácido úrico e reumatismo.



RECOMENDAÇÃO: 1 xícara (200ml) por dia.



CONTRAINDICAÇÃO: pessoas com pressão baixa.



Cavalinha (Equisetum arvense)


AÇÃO: é popularmente conhecida como um poderoso diurético, pois estimula o funcionamento dos rins e bexiga, ajuda o corpo a eliminar os líquidos retidos, causadores do inchaço. Para completar, sua composição rica em minerais ajuda a prevenir a flacidez da pele, recorrente após a perda de peso.


RECOMENDAÇÃO: prepare o chá com uma colher de sopa da haste picada em uma xícara (200ml) de água quente. Tome 3 xícaras (600ml) ao dia.


Espinheira-santa (Waytenus ilicifolia)


AÇÃO: combate a retenção de líquido e melhora o funcionamento do intestino, agindo como um laxante suave. Ajuda no tratamento contra gastrite, problemas hepáticos, intestinais e renais. É cicatrizantee, analgésico e evita a fermentação e formação de gases.


RECOMENDAÇÃO: tomar 3 xícaras (600ml) ao longo do dia.


Melissa (Melissa officinalis)


AÇÃO: por seu efeito altamente calmante, combate insonia, tensão nervosa e ansiedade. Atua indiretamente na dieta, contribuindo para um maior controle alimentar. Também auxilia no tratamento da enxaqueca.


RECOMENDAÇÃO: tomar de 4 a 5 xícaras (800ml) a 1 litro por dia.


Alcachofra (Cynara scolymus L.)


AÇÃO: é um poderoso diurético, auxilia na redução do inchaço. Diminui o colesterol ruim e combate problemas no fígado, diabetes, hipertireoidismo e asma.


RECOMENDAÇÃO: a alcachofra pode ser consumida como chá, em pratos do dia a dia ou em cápsulas, de 1 a 3 vezes ao dia, conforme recomendação médica.


Salsaparrilha (Smilax aspera)


AÇÃO: esta erva possui proprieades diuréticas e depurativas do sangue, auxiliando no emagrecimento, na redução do inchaço e no combate a doenças do aparelho urinário, cólicas, flatulências e hipertensão.


RECOMENDAÇÃO: tomar até 3 xícaras (600ml) ao dia


Centelha - asiática (Hydrocolite asiatica L.)


AÇÃO: por estimular a circulação, combate a celulite, obesidade e varizes. Támbém ajuda na formação de colágeno, no combate a disturbios menstruais e age contra doenças no aparelho urinário.

RECOMENDAÇÃO: pode ser consumida em cápsula ou como chá: de 3 a 4 xícaras (600ml a 800ml) ao dia.

CONTRAINDICAÇÃO: pessoas com insuficiência renal, hepática, problemas gástricos, gestantes e lactantes.

Dente - de- leão (Taraxacum officinales)\

AÇÃO: é depurativo do sangue, por isso ajuda na eliminação de toxinas e impurezas do corpo. A erva também auxilia na redução de colesterol ruim e combate a azia, acne, problemas hepáticos, celulite, artrose, distúrbios menstruais e gastrite.

RECOMENDAÇÃO: consumir de 2 a 4 colheres (sopa) das folhas trituradas ou tomar de 2 a 3 xícaras (400ml a 600ml) ao dia.

CONTRAINDICAÇÃO: pessoas com calculos renais e irritações no intestino.

Cáscara- sagrada (Rhamnus purshiana)

AÇÃO: é um agente de limpeza do sangue, eliminando as toxinas do corpo. Além disso, possui propriedades laxativas que regularizam o intestino sem causar diarreias ou cólicas.

RECOMENDAÇÃO: tomar 3 xícaras (600ml) ao dia.

Tanchagem (Plantago major)

AÇÃO: possui diversos fitoquimicos, como a aucubina (que tem ação desintoxicante). Evita o acúmulo de líquidos (principalmente da barriga), reduz infecção urinária e acelera o processo de cicatrização de feridas. Para completar é digestiva e melhora o funcionamento intestinal.

RECOMENDAÇÃO: para preparar o chá dessa erva, use 3 folhas por xícara (200ml) de água e beba 2 xícaras (400ml) ao dia.

CONTRAINDICAÇÃO: gestantes e pessoas com prisão de ventre.

CHÁ DE ERVAS EMAGRECEDOR:

Aqueça 1 litro de água. Assim que começar a levantar as primeiras bolinhas, acrescente 1 colher (sopa) de hibisco seco, 1 colher (sopa) de cavalinha e lascas de gengibre. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos, coando em seguida. Evita aquecer de novo, para que o chá não perca seus efeitos terapêuticos e emagrecedores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário