sábado, 12 de fevereiro de 2011

Os Benefícios Da Corrida.


Pessoal, esta reportagem é da revista Shape.

Os benefícios da corrida
Este esporte simples de ser praticado é a febre do momento e pode ser um grande aliado da sua saúde
Por Taiga Cazarine

Entregue-se a este esporte que carrega uma legião de fãs pelo mundo todo. O bom é que para correr você não precisa de muita coisa, só de um bom tênis e muita disposição. Mas antes de pegar seu par de tênis, o ortopedista e diretor da Clínica Lage, Lafayette Lage chama atenção para alguns benefícios da prática para você ficar ainda mais tentada pela modalidade. Já pensou em ser a próxima a cruzar a linha de chegada?

*Ganhe coxas firmes e panturrilhas trabalhadas

A musculatura dessa região é bastante solicitada durante a corrida. Em dois ou três meses uma discretamente massa muscular aparece. Mas é totalmente possível notar a diferença.
*Garanta mais disposição

Mesmo se você não tiver com muita vontade de correr, não tem problema, faça pelo menos 10 minutos. Com certeza, você vai acabar correndo por mais tempo porque vai ganhar mais disposição. Sabe por que? A corrida funciona com um despertador ao estimular a produção de endorfina – neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Mas isto não quer dizer que você precisa acordar e sair correndo, cada um funciona melhor em horários diferentes, é o chamado ciclo circadiano. Portanto, corra no momento do dia que for melhor para você, os efeitos serão os mesmos.
*Tenha um folêgo de gata

Ao correr você acaba exigindo mais de todo o seu organismo. Neste momento os músculos pedem por oxigênio, que funciona como catalisador, transformando a glicose em energia. Os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para dar conta de suprir a necessidade do músculo e para jogar o gás carbônico para fora. Resultado? Com o tempo, o pulmão se acostuma com a sobrecarga e você fica com mais folêgo para ir cada vez mais longe!
*Afine pra valer!

A corrida está entre os esportes que mais perdem calorias. O valor exato, é claro, varia de acordo com o peso, a altura, a idade, o sexo e o passo de cada um. Mas, em média dá para gastar 500 calorias por hora.
*Melhore a saúdes

Existem muitos estudos que ligam a corrida à saúde corporal e que comprovam seus benefícios. Ela pode reduzir os casos de osteoporose, risco de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama e distúrbios do sono. Quem corre mantém o organismo ativo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos enferrugem. O corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.

6 comentários:

  1. Correr é bom demais amiga. faz bem ate para a cabeça kkk . Beijos millll

    ResponderExcluir
  2. Gatíssima!! Eu sou suspeita pra falar, porque amo correr!! Acho que todos deveriam se dar o direito de experimentar!! Pena que as pessoas tem um certo preconceito, e acham que corrida é pra gente magrinha!!! Bjkas !

    ResponderExcluir
  3. Eu não posso correr, tenho restrição para atividades com impacto, se ñão forem na água. Mas Às vezes eu gostaria. Bom, por enquanto as tendinites não deixam nem andar...rs
    Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
  4. ai amiga!!!

    como eu gostaria de poder correr!! é o meu sonho!!! de verdade, eu sonho mesmo correndo com roupa de ginástica... mas não sei se isso é pra mim não!!! pelo menos não agora.

    amiga, passei pra dizer que te adoro e desejar uma boa semana pra vc.

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Tira uma copia da folha de exercicios rsrs

    ResponderExcluir