Meninas, esse post vai ser longo e terá até um teste. Mas li e achei interessante colocar ele aqui. Eu tirei da revista Saúde Todo Dia. Espero que ajude em alguma coisa e que gostem.
A postura que você adota diante da vida pode ser um fator de risco para a obesidade. Faça o teste e uma autoavaliação.
A baixa auto-estima, fruto de problema pessoais, foi a responsável pela obedidade que levou a publicitária Mara dos Santos Riveira dos seus 52quilos para os atuais 90. Porém, não tem como garantir que falta de amor próprio engorda. Existem, sobretudo, pessoas profundamente inseguras que não são obesas. Mas, habitualmente, quem sofre com o sobrepeso, apresenta um nível de inferioridade mais acentuado quando mais antigo for o histórico de obesidade.
Emagrecer e permanecer magro é muito mais que fazer uma dieta e atingir a sua meta. Envolve a redescoberta do indivíduo, o resgate da sua auto-estima. Uma pessoa que não tem confiança em si mesma, não se gosta nem sequer se valoriza, por exemplo, pode, sim, engordar repentinamente.
"Elas vê na comida uma aliada. Sem perceber, vai comendo para suprir essa carência e, normalmente, passa da conta. O resultado são os famosos quilos extras", explica o psicólogo.
O quadro clínico de uma pessoa com baixa auto-estima é complicado. Está presente em todos os estados psicopatológicos: da ansiedade à depressão, do abuso de substâncias à anorexia nervosa e bulemia, passando por diversas formas de obesidade e compulsão alimentar, preocupações, timidez, sentimentos de incapacidade, ineficácia, medo da intimidade, do sucesso, processo de auto-sabotagem, isolamento social e afetivo, além de transtornos sexuais.
Quanto antes o distúrbio for identificado, maior será a chance de tratá-lo. "Alguns sinais que essas pessoas dão é que elas falam o tempo todo em comida e programas que incluam algum tipo de refeição. Podem desenvolver, inclusive, comportamentos obsessivos", explica o especialista, alertando que é preciso avaliar a auto-imagem e procurar ajuda quando esses sinais começam a se manifestar.
Quer saber a quantas anda a sua auto-estima???? Faça o teste a seguir!
Faça O Teste De Avaliação.
1) Está seguindo uma dieta e, na sexta feira à noite, seus amigos convidam para um happy hour. Ao garçom, você pede:
A- um carpaccio e um refrigerante light
B- uma porção de bolinho de bacalhau e um chopinho geladinho
2) Na academia, qual sua sensação enquanto faz sua série de exercícios?
A- me sinto bem e fico estimulada a continuar meu treino quando vejo pessoas em melhor forma do que eu
B- constrangida, com a sensação de que todos estão me olhando, sobretudo para minha roupa e gordurinhas localizadas
3) Diante de uma caixa de bombons, no período crucial de seu regime, você:
A- consegue seguir a dieta à risca e come apenas um
B- não segura a vontade e, após o primeiro, acaba comendo dois ou três.
4) Seu chefe a indicou para coordenar o projeto mais importante da empresa. Você:
A- aceita o desafio e procura fazer da melhor forma possível
B- sente-se insegura e incapaz de tomar decisões sozinha, tendo dúvidas sobre a opção correta.
5) O seu armário está:
A- bagunçado, mas você encontra tudo nas gavetas
B- nunca está arrumado, por mais que gaste seu tempo organizando-o
6) Você comprou uma esteira nova e três meses depois:
A- continua caminhando, pelo menos duas vezes por semana
B- utilizou apenas no primeiro mês e hoje serve de cabide. Aliás, está ocupando espaço no seu quarto.
7) No supermercado, está no corredor das guloseimas e:
A- compra algumas barrinhas de cereais, biscoito integral, frutas secas, entre outros
B- até compra algumas barrinhas, mas coloca também no carrinho chocolate, balas e biscoitos recheados.
RESPOSTAS:
Maioria A: você é uma pessoa orientada para a realidade e avaliação adequada de suas qualidades e defeitos, sem subestimar ou superestimar a própria capacidade. Está sempre procurando a verdade dos fatos. É uma pessoa segura suficiente para acreditar em sinais internos, com intuição e criatividade. É também flexivel para considerar mudanças como desafios e não como catástrofes. Apresenta potencial para interações sociais, uma vez que não as julga ameaçadoras.
Maioria B: sua auto-estima está um pouco abaixo do ideal. O que isso significa? Você precisa dar um up na vida. E comece agora. Seja qual for a situação, procure não se condenar ou se punir, pois tais condutas tendem ao fracasso. Lembre-se de que pessoas com auto-estima adequada perseveram, tomando o insucesso como oportunidade de aprendizado, aumentando, dessa forma, a possibilidade de vitória. Reavalie a proposta de buscar um acompanhamento psicoterápico, pois, baseado na sensação de incapacidade anterior, novos fracassos ocorrem e o medo de "dar certo" se impõe. É o típico caso de pessoas reconhecidamente competentes que, na hora H, se auto-sabotam. Em outras palavras, são indivíduos que não tiveram a coragem de assumir o direito à felicidade e se envolvem num desastroso destino criado por eles mesmos. "Ir bem, "ser feliz", "conseguir"conflitam com as avaliações mais profundas a seu próprio respeito. se tais pontos de vistas não forem revistos...
DICAS PRÁTICAS PARA AJUDAR
ELEVAR SEU
AMOR PRÓPRIO
Busque a auto-estima dentro de você. Banho de loja ou carro novo pode ser momentaneamente prazeroso, mas não recuperam a auto-estima
Procure o autoconhecimento. Quais são as suas qualidades? Seus pontos fortes? E os seus limites? Como isso a preocupa e o que faz diante disso?
Pratique a auto-aceitação incondicional. Isso não significa "ser passiva". Você pode ter déficits em alguns assuntos, mas nada a desqualifica como pessoa. Auto-aceitação incondicional quer dizer "ser sua melhor amiga" mesmo não sendo perfeita.
Se você, no entanto, não está satisfeita com seus déficits, vamos ao mandamento maior. Não se lamente! Faça! Transforme as lamúrias em ação. Estabeleça metas viáveis e vá atrás. Persevere e não se compare a ninguém
Diga "não" ao perfeccionismo. faça o máximo que puder. Procure melhorar sempre, mas não seja carrasca de si própria. Assuma o risco dos erros. Eles não são insucessos. São oportunidades de aprendizagem. Errou? Corrija!! Caiu?? Levante-se!! Quando almejamos a perfeição, estamos a um passo da frustração.
Cultive a assertividade. Ou seja, a capacidade de expressar seus direitos, sentimentos e emoções sem hostilidade. Desenvolva a empatia. procure se colocar no lugar do outro. Trabalhe a capacidade de dizer "não" sem se sentir culpada.
Redescobrir a auto-estima habitualmente é um processo longo. Mas vale a pena.
Caso essas dicas lhe pareçam difíceis, não se envergonhe! Procure ajuda.
Efeitos Do Sobrepeso No Cotidiano.
Você sente que o excesso de peso fragiliza a sua própria postura diante da vida? Isso é totalmente natural e relaciona alguns itens que devem ser observados e que podem, até mesmo, ajudar você a lidar com a situação, sobretudo no processo de emagrecimento. Confira:
1- A obesidade é uma doença crônica e variada. Não existe "obesidade única", mas "obesidades". Na maior parte dos casos, o histórico é longo. A pessoa já fez inúmeras dietas, perdeu e ganhou peso, isso quando conseguir emagrecer.
2- A ansiedade e outras emoções podem estar presentes como "causa" da alimentação excessiva ou efeito da própria obesidade.
3- O obeso sofre discriminação social, o que prejudica sua vida pessoal, afetiva, profissional, enfim, seu funcionamento como pessoa. Como consequência, há o afastamento da vida social ou a criação de personagem, como estratégia de sobrevivência: a amiga leal, a gordinha simpática, a confidente e outras.
4- Quanto mais antigo o histórico de excesso de peso, maior a chance de comprometimento da imegem corporal, a forma pela qual a pessoa se vê acompanhada das emoções e sentimentos em relação a essa percepção.
5- A compulsão alimentar está presente entre 25% e 56% dos casos de obesidade/sobrepeso e, se não for tratada, inviabiliza qualquer projeto de emagrecimento.
6- O estilo de vida, de pensamento, valores, deve ser mudado para o resto da vida. A perda de peso começa pela cabeça. Ou pode terminar nela.
7- Você será magra SE e QUANDO permanecer em tratamento. A perseverança, a tolerância à frustrações, a descoberta de novos prazeres deverão ser incentivados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário