Nós mulheres passamos o mês todo à mercê do sobe-e-desce dos hormônios. Boa notícia: dá para tirar proveito dessa variação e potencializar os resultados do treino. O segredo é apostar nas atividades mais adequadas para cada fase.
Imprima esse post e leve para a academia para o professor adequar para vocês cada treino para cada período. Aqui são só dicas.
DIMINUA O RITMO
Na primeira fase do ciclo, que inicia-se quando a mulher mesntrua, ocorre a diminuição da secreção dos hormônios, tanto o estrógeno quanto progesterona, pelos ovários. Com isso, há a descamação do tecido que reveste a cavidade do útero(endométrio) acompanhado de sangue. É normal algumas mulheres sentirem desconforto nessa época, principalmente desânimo, cólicas, retenção de água, sensação de peso e dores nas pernas. É aconselhavel, a quem sofre desses sintomas usar os quatros primeiros dias da menstruação para dar uma pausa na rotina de exercícios e retornar após esse período.
"No quinto dia do ciclo, o nível do estrógeno aumenta e o endométrio começa a sua recuperação com término do sangramento e o restabelecimento da rede vascular. Desse modo, os sintomas físicos tendem a diminuir.
Algumas mulheres relatam ainda uma redução no desempenho esportivo. Por outro lado, os especialistas lembram que os exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, auxiliam na produção de endorfinas, que garantem a sensação de bem-estar e conforto, o que ajudaria a melhorar os sintomas inconvenientes.
OS MAIS RECOMENDADOS: ioga, alongamento, relaxamento, pilates, musculação de média intensidade, dança, corrida leve, natação e hidroginástica.
PROCURE EVITAR: atividades de alta intensidade como provas de corrida, esportes coletivos de impacto corporal e exercícios no trampolim por causa das cólicas.
TURBINE O TREINO
Após o décimo dia do ciclo, a mulher entra no período ovulatório ou também denominado como fértil. É o momento que o útero está se preparando (formando uma camada mais espessa) para a chegada do óvulo maduro, fecundado ou não. Na metade dessa fase, os ovários passam a produzir mais progesterona, que é o hormônio responsável pela finalização do processo de preparação do útero.
Não é à toa que boa parte das mulheres recupera o bom humor e toda a disposição perdida na etapa anterior.
É a fase de bem-estar, pois é comum que todos os desconfortos sumam nessa época. Por isso, elas aguentam fazer esforços maiores e por mais tempo. E é aí que mora o perigo: o risco de lesões é grande porque muitas ultrapassam os limites habituais. A dica, então, é priorizar a junção de exercícios aeróbicos e localizados. Ou seja, a rotina pode ser a mesma e até intensificada, mas sempre com o cuidado para não exceder no esforço físico.
OS MAIS RECOMENDADOS: naração, corrida, caminhada, aulas de bike, exercícios no trampolim, circuito, musculação, ginástica localizada, pilates e aulas com ritmo (axé e aeróbica)
PROCURE EVITAR: boxe e atividade de alto impacto, por causa do risco de lesões articulares caso a mulher exceda a carga.
NÃO PARE
Na última fase do ciclo, o nível de progesterona (hormônio que pode aumentar a irritabilidade) sobe. Ela ocorre, normalmente, de uma semana a dez dias antes da menstruação. Você deve conhecê-la mais como a fase "tudo me tira do sério". Realmente, por causa da famosa e torturante Tensão Pré Menstrual (TPM), a mulher fica emocionalmente mais sensível.
"A diminuição de seretonina pode levar a mudanças de humor, nervosismo, irritabilidade, desânimo, depressão, insônia, inchaço, dores de cabeça e fadiga muscular. Tudo isso juntos torna a atividade física de longa duração um martírio". Por causa disso, os especialistas enfatizam a continuidade das atividades físicas nessa etapa. Pois elas amenizariam alguns dos sintomas típicos já citados. Porém, dê preferência aos aeróbicos, já que eles estimulam a circulação sanguínea, reduzem o inchaço e fazem o corpo liberar endorfinas (hormônio responsável pelo bem-estar). Para quem sente dor, o personal não aconselha fazer exercícios como agachamento e leg press ou utilizar pesos sobre os quadris porque pode piorar o desconforto.
OS MAIS RECOMENDADOS: todos os aeróbicos como natação, corrida e caminhada. Além de ioga, dança do ventre, pilates, exercícios com bola, hidroginástica, artes marciais, musculação e circuitos.
PROCURE EVITAR: aulas com música em alto volume, o que pode agravar a irritabilidade, e em ambientes fechados, caso não se sinta bem em lugares assim. Do contrário, sem restrições.
Putz, esse post foi um RX do meu mês.
ResponderExcluirObrigada pelas dicas!
Bjs
Nossa adorei as dicas, vou seguir.
ResponderExcluir