terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Boxe Feminino


Olá povo, como passaram a noite de ontem e a manhã de hoje? Espero que bem.

Bom, vamos aos fatos. Comecei hoje meus exercícios com personal e também as aulas de Boxe. Pessoal, é uma delícia só. Cansa horrores, mas é um soco no stress. Você sai das aulas levinha, tranquila e com uns 10 quilos a menos nas "costas".

Gostei tanto que copiei uma reportagem falando sobre a modalidade. Quem quiser se aventurar neste esporte, além de N benefícios para o corpo e mente, é muito divertido.

Meninas de ouro

Boxe conquista as mulheres; além dos benefícios físicos, o esporte ajuda a combater o estresse e estimula a auto-estima Cruzados de esquerda, ganchos, jabs, entre outros golpes, são os mais utilizados no boxe, esporte tradicionalmente praticado por homens. A diferença é que agora as mulheres também se sentem encorajadas a fazer o mesmo. Noucauteando preconceitos, elas estão experimentando a modalidade. E o objetivo não é apenas competir ou por defesa pessoal. Cada vez mais, o boxe está conquistando espaço nas academias, principalmente entre o público feminino, que encontra nessa prática uma maneira de aliviar as tensões do dia-a-dia e manter a forma física.
Considerado um dos esportes mais completos, o boxe pode queimar até 600 calorias por aula. Exercita o corpo todo e trabalha o abdomen, costas, tríceps, coxas e glúteos, explica o professor de educação física José Stocco. “Muitas pessoas acreditam que boxe é colocar luvas nas mãos e bater. E não é isso, existe todo um trabalho e técnica. Além de enrijecer a musculatura, o esporte deixa o corpo forte e bonito.” De quebra, aponta Stocco, por exigir movimentos rápidos e precisos, a modalidade estimula o reflexo e a percepção.
Com tantos benefícios, não é difícil prever os motivos que levam as mulheres a praticar boxe. A popularização da modalidade começou com as modelos, em Nova Iorque, Estados Unidos, que em busca de medidas perfeitas passaram a se dedicar ao esporte. No Brasil, está na moda entre artistas, caso da atriz Giselle Itié. Adepta da modalidade há três anos, ela disse em reportagem publicada pela revista Boa Forma que o esporte alivia o estresse. “O boxe traz resultados rápidos para o corpo. Se faço duas aulas por semana, em cerca de uns 20 dias minha barriga fica ‘sequinha’.”
A exemplo de Itié, muitas mulheres praticam o esporte em academias de Bauru. Entre elas a universitária Letícia Martins, 20 anos. No ano passado, ela resolveu trocar as aulas de ginástica e musculação pelo boxe. De acordo com ela, a modalidade é interessante porque envolve exercícios com corda, flexões e abdominais. São realizados vários tipos de socos, mas não há confronto direto com outro aluno.
“A atividade não é ‘massante’. Depois de um tempo comecei a perceber que meu corpo ficou mais definido e meu condicionamento físico melhorou”, conta Martins. Ela pratica boxe duas vezes por semana e garante que a modalidade ajuda a combater o estresse. “Treino das 19h às 21h. É bem no final do dia, depois de passar por várias coisas. O boxe me ajuda a relaxar, fico mais tranqüila e saio das aulas leve.” Juliana Fernandes da Silva, 15 anos, começou a praticar boxe este ano e compartilha da mesma opinião de Martins. Além de aprender técnicas de defesa pessoal, ela diz que o esporte ajuda a eliminar o cansaço. “É uma forma de descarregar o estresse. Quando estou cansada, bato no saco de pancada para ter mais energia. Quando brigo com meu namorado, isso também ajuda a ‘desestressar’ um pouco”, diz. A estudante Roberta Aparecida da Silva, 16 anos, se interessou pelo boxe este ano, por influência de uma amiga. Um dos seus principais objetivos é manter o condicionamento físico e emocional. “Depois que comecei a praticar, várias coisas mudaram na minha vida. Me sinto mais decidida”, diz. A experiência de Silva é outro benefício proporcionado pelo esporte.
De acordo com Stocco, que ministra aulas de boxe há quase duas décadas, além do condicionamento físico, o esporte estimula equilíbrio emocional. “As pessoas que praticam o esporte se sentem mais auto-confiantes. Para as mulheres, por exemplo, ele pode ser um remédio contra a insegurança e submissão, como em casos envolvendo violência doméstica. Isso não significa que elas vão lutar fisicamente com o companheiro, mas têm mais coragem de denunciar.”
Fama
Seja para manter o corpo em forma, relaxar ou aumentar a auto-estima, o fato é que o boxe ­ que assim como o futebol pertencia exclusivamente ao universo masculino ­ não está conquistando apenas as mulheres. Está sendo cada vez mais aceito por grande parte dos homens.
Boa parte dessa abertura deve ser creditada ao cinema, que ajudou a popularizar o boxe feminino. Um exemplo é o filme “Menina de Ouro” (1995), de Clint Eastwood.
A história retrata a vida de uma pugilista interpretada pela atriz Hilary Swank, que para alcançar o sonho de ser campeã mundial enfrentou o preconceito da sociedade e do próprio treinador. Considerado sucesso de bilheteria e de público, “Menina de Ouro” ganhou cinco Oscar, incluindo melhor filme, diretor e atriz.
Fonte: jcnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário