quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dez Alimentos Amigos Do Cabelo.


Já está mais que provado que a alimentação interfere diretamente na beleza da pele. E com o cabelo a história não é diferente. Por isso, para que ele cresça forte, estão aqui os ingredientes que têm que virar figurinha carimbada no prato. Vamos a eles.


CENOURA:


Ela oferece dois nutrientes: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho. Já a vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interfere na produção da oleosidade natural dos fios.


Quantidade ideal: 1 unidade média por dia.


ESPINAFRE:


Por conter ferro, mineral que participa na formação dos glóbulos vermelhos, nutre os folículos capilares. Daí a explicação para a carência da substância provocar a perda do brilho, ressecamento, fraqueza e até queda capilar. O espinafre é rico em clorofila, que, juntamente com o ferro, ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecendo a raiz e normaliza o ciclo de crescimento dos fios.


Quantidade ideal: 1 prato de sobremesa por dia


AVEIA:


O grão contem silício, mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo. A aveia traz ainda vitaminas do complexo B e zinco. Enquanto as primeiras otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, o segundo ajuda no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo.


Quantidade ideal: 1 colher de sopa por dia


SALMÃO:


Além da proteína de altíssima qualidade, consuma também devido a boa quantidade de ácido graxos ômega 3 e selênio. Juntos, eles combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhoram a circulação e a chegada de nutrientes ao bulbo capilar. Carne vermelha e de frango também são boas opções de proteína magras.

Quantidade ideal: 1 filé médio pelo menos três vezes por semana.

SOJA:

Também é uma ótima fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo. Se não há quantidade suficiente de proteína, o organismo não consegue produzir novos fios para substituir aqueles que cairam. Há ainda uma alteração do pigmento e da textura das mechas, que perdem a intensidade da cor e ficam opacas, secas, finas e fracas. Outra vantagem de consumir o grão é que ele oferece biotina, importante nutriente para o desenvolvimento do folículo piloso, o que, na prática, previne que o cabelo fique quebradiço.

Quantidade ideal: 3 colheres de sopa por dia.

LARANJA:

O benefício para o cabelo está na parte branca que envolve os gomos, a chamada pectina. Ali ficam as fibras que vão ajudar a varrer para fora do organismo as toxinas, que, em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa.

Quantidade ideal: 1 unidade por dia

MORANGO:

A fruta oferece flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Resultado: os fios crescem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.

Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia

IOGURTE MAGRO:

Além de aminiácidos que fortalecem a fibra capilar, o iogurte traz vitaminas do complexo B. Eles favorecem o depósito de queratina no fio, deixando-o mais encorporado e resistente

Quantidade ideal: 1 copo (200ml) por dia

CASTANHA-DO-PARÁ:

A fruta oleaginosa merece espaço na sua dieta por oferecer zinco: a carência dele deixa o cabelo fino, quebradiço e sem brilho. Ingerir a dose necessária do mineral proporciona melhor crescimento e desenvolvimento capilar, ajuda reduzir a oleosidade excessiva e previne a descamação no couro cabeludo.

Quantidade ideal: 2 unidades por dia

AGRIÃO:

A hortaliça fornece MSM, que é a forma biodisponivel do enxofre. O mineral é necessário para a manutenção e a produção da queratina. Também possui ação anti-inflamatória, o que ajuda a evitar a caspa.

Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia


2 comentários:

  1. Nada como ter um cabelão bonito né ,o que eu amsi como dai é a cenoura,obrigada pelo selinho deposi vou postar ele adorei
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Bom dia!
    É claro que vc pode colocar as informações que coloquei no meu blog, no seu blog.
    Beijão

    ResponderExcluir