quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Inimigos Da Dieta: Aprenda A Combatê-los!


Perder peso é o objetivo de muitas pessoas, porém a forma como isso é feito nem sempre é a mais correta e saudável. Hoje encontramos muitas dietas que prometem ser “milagrosas”, mas não passam de um grande risco a nossa saúde.
Vamos então conhecer os grandes “inimigos” da dieta e como e por que combatê-los:

Dietas muito restritivas: a ingestão muito restrita faz com que o metabolismo fique mais lento e o corpo estoca gordura mais facilmente.

Ficar muito tempo sem se alimentar: Um grande erro pensar que o “jejum” é a melhor forma de perder peso. Faça refeições fracionadas (pequenas porções de 3 em 3 horas) para manter o metabolismo acelerado.

Dieta exclusivamente liquida: Por restringir a mastigação, os líquidos não geram a sensação de saciedade e a pessoa continua com fome.

Uso abusivo de alimentos dietéticos: Muitas pessoas acreditam que por determinado alimento ser dietético seu consumo é liberado, porém, precisamos lembrar que estes alimentos são feitos para grupos específicos e podem engordar ainda mais (exemplo: chocolate diet, em que retiram o açúcar mas acrescentam gordura) e ainda podem ser perigosos já que alguns produtos substituem o açúcar por adoçantes, que normalmente são ricos em sódio e provocam o aumento de pressão sangüínea.

Cortar carboidratos da dieta: Uma técnica extremamente perigosa ao nosso organismo por ser uma fonte importante de energia ao sistema nervoso. Se o carboidrato é cortado da dieta, o organismo passa a utilizar a proteína, ou seja, perde-se a massa magra, o que não é nada vantajoso. Além disso, o carboidrato está ligado a sensação de saciedade e prazer.

Dieta baseada em um único grupo alimentar: por exemplo, dieta das frutas, dieta das proteínas, etc. Nosso organismo precisa de todos os grupos alimentares para que funcione corretamente, além de que a dieta focada em um só alimento, seja qual for, se torna muito monótona, fazendo com que a pessoa desista rapidamente e volte a comer compulsivamente.

Ingestão excessiva no fim de semana: Muita gente faz dieta de segunda a sexta corretamente, mas abusa no final de semana, recuperando tudo o que foi perdido com tanto sacrifício, portanto, quem quer emagrecer precisa ser exigente consigo mesmo e controlar os hábitos todos os dias.

Pensar que alimentos integrais não engordam: O fato de um alimento ser integral não significa que seu consumo possa ser exagerado. São alimentos com maior teor de fibras, menos processados e conseqüentemente mais saudáveis, porém, têm a mesma quantidade de calorias ou mais que um alimento normal.

Falta de tempo para se alimentar: Mesmo com a correria do dia a dia é possível optar por escolhas saudáveis. Fuja das comidas gordurosas, do excesso de sal e açúcar.

Excesso de ansiedade: A ansiedade diminui a produção de serotonina ( hormônio que dá a sensação de bem-estar),conseqüentemente a pessoa acaba ingerindo alimentos ricos em carboidratos (doces e massas) para recuperar a sensação de prazer.
Combata os inimigos de sua dieta e perca peso de uma forma mais tranqüila e saudável. Procure um nutricionista para ajudá-lo nos primeiros passos.

Fonte: ANutricionista.Com - Tatiane Trevilato de Brito - CRN3 26450

2 comentários: