sábado, 22 de janeiro de 2011

Perca A Barriga Já!


Esta reportagem é da revista Sua Saúde. Achei interessante, o post será super extenso, mas achei que valia a pena colocar ele aqui.

Entenda como a gordura abdominal afeta a saúde, conheça os fatores que sabotam a perda de peso e saiba o que fazer para esvaziar os pneuzinhos!

A barriga é a parte do corpo com a qual as pessoas mais se preocupam, estando ou não acima do peso. Até mesmo os magros, quando notam a gordurinha se acumulando no abdômem, queixam-se da boa forma. Mas eliminar a barriga saliente não é apenas questão de estética, já que aumenta os riscos de desenvolver hipertensão, colesterol alto e diabetes, fatores que devem desencadear um infarto ou AVC (acidente vascular cerebral). Quanto maior a circunferência abdominal, maiores são os riscos de desenvolver uma doença coronária. Portanto, comece agora a eliminar o excesso.

Relação com o coração:

O aumento na medida da circunferência da cintura é um importante fator de risco para doenças cardíacas, que matam 17 milhões de pessoas todos os anos no mundo.. A gordura que se acumula na barriga é chamada de intra-abdominal ou visceral e, por envolver órgãosinternos, prejudica o seu funcionamento, causando problemas. Interfere, por exemplo, na ação do fígado, o que colabora com o aumento das taxas de colesterol. Essa gordura também entra mais facilmente nas paredes das artérias.

Com o colesterol nas alturas e gordura se depositando nos vasos sanguíneos, a circulação é afetada e, se uma artéria que irriga o coração entope, pode correr infarto (morte do músculo cardíaco).

Quando o assunto é saúde do coração, os problemas estão relacionados: um acaba desencadeando o outro. É o caso do diabetes e da hipertensão. A gordura abdominal também promove uma resistência à insulina, hormônio responsável pelo equilíbrio do açucar que circula no sangue. Assim, há uma tendência a desenvolver o diabetes. Por causa dessa resistência, o organismo aumenta a produção de insulina, o que pode promover o enrijecimento dos vasos e facilitar o aparecimento da hipertensão arterial.

Por que a barriga não diminui?

Você pode pensar que está fazendo tudo certo para emagrecer: comendo pouco e malhando. Porém, foi-se o tempo em que, para perder peso, bastava calcular a necessidade de calorias durante o dia e adequar a alimentação com calorias a menos.

No desespero, a adoção de uma dieta radical é primeiro passo que pessoas acima do peso dão. Porém, por serem muito restritivas, além de afetarem a saúde, essas dietas ainda podem impedir o corpo de mandar embora a gordura. A restrição de alimentos e calorias faz com que o corpo estoque energia e priva-o de nutrientes fundamentais para a metabolização do açucar e da gordura. Se temos carência de magnésio, cromo, zinco, ômega3, entre outros, dificultamos a perda de peso. Para que a eliminação da gordura acumulada ocorra de forma natural, é importante que os diversos nutrientes estejam presente no dia a dia.

Outros fatores podem dificultar o emagrecimento e, principalmente, a perda de gordura abdominal, que é a mais fácil de ser acumulada. Conheça alguns deles:


  • Suscetibilidade genética,

  • Ambiente intrauterino (inflências metabólicas ainda na barriga da mãe)

  • Excessos alimentares (gorduras trans e saturadas, alimentos de difícil digestão, refinados, industrializados, açucar);

  • Interrupção de algum vício (como o tabagismo);

  • Pouca hidratação;

  • Longos períodos sem comer;

  • Inatividade física;

  • Alterações hormonais (como o hipotireoidismo).

Mande a gordura embora!


Fazer as pazes com o espelho, perder a vergonha de usar roupas de banho, cuidar da saúde do coração: seja qual for o objetivo, alimentação equilibrada e prática regular de exercícios são indispensáveis. Mas o que comer, e como comer? Que tipo de atividade queima mais gordura abdominal? É possivel acelerar o processo? Confira a seguir orientações e dicas dos especialistas para chapar de vez a barriga!


Dê o primeiro passo: Cuide da alimentação!


Comerpara emagrecer: parece contraditório, mas a perda saudável de peso depende do equilíbrio de nutrientes e de sua absorção.


1- Não pule o café da manhã:


Enquanto dormimos, estamos pupando energia. A respiração fica mais lenta, o rítmo cardíaco diminui, a temperatura do corpo cai e os músculos se movimentam menos. Quando acordamos, tudo isso precisa despertar. Se não oferecemos energia com os nutrientes do café da manhã, o metabolismo não é ativado completamente.


2- Fracione refeições:


Antes, a recomendação era três refeições por dia. Agora, sabe-se que, ao ficar muito tempo sem alimentos, o corpo poupa energia para garantir sobrevivência, deixando o metabolismo mais lento. Por isso, além dessas três refeições (café, almoço e jantar, comendo de forma controlada), aposte em lanches pequenos e leves. O ideal é alimentar-se de 3 em 3 horas.


3- Evite produtos industrializados:


Biscoitos, bolos, sorvetes, balas, refrigerantes, molhos e temperos prontos, entre outros, devem ficar fora do cardápio. Um docinho de vez em quando até pode ser permitido, mas sem abusar. Os produtos químicos que compõem esses alimentos inibem a liberação de energia e dificultam a absorção e utilização de nutrientes que ativam o metabolismo. Assim, os industrializados acabam deixando que os açucar sobre e vire culotes e pneuzinhos.


4- Diminua o consumo de alimentos inflamatórios:


Frituras, açucar, laticínios e fast food facilitam a inflamação do organismo e o consequente aumento da gordura, principalmente abdominais e do quadril.


5- Beba bastante líquido:


Priorizando, é claro, água, sucos naturais sem açucar e água de coco. A boa hidratação é necessária para a circulação de nutrientes, limpeza do organismo e ativação do metabolismo.


Caraluma: A Pílula Que Emagrece


Diferente de alguns remédios emagrecedores, que podem viciar e até causar depressão, a Caraluma é um composto natural extraído de um cacto encontrado na Índia. Ingerida em forma de cápsula ou bala, a substância bloqueia atividade de enzimas responsáveis pela formação de gordura.


Também é capaz de diminuir o apetite em até 30%. Por ser tomada pelo menos 30 minutos antes das principais refeições, você acaba comendo menos. A caraluma ainda reduz a vontade de devorar doces. Assim, fica mais facil se livrar dessas guloseimas durante o dia.


Por ser um medicamento fitoterápico, a quantidade a ser consumida deve ser indicada por um profissional. Poe ser encontrado nas farmácias de manipulação.


Corra Atrás Da Silhueta Desejada:


Não tem outro jeito: para queimar tanto a gordura que se acumula na barriga quando a que se espalha pelo corpo todo, é fundamental espantar a preguiça. Ir a pé de casa ao trabalho ou passear com o cachorro até ajuda, mas o ideal mesmo é dedicar-se à prática de exercícios físicos. E isso precisa ser frequênte.


Caminhar de 30 a 45 minutos por dia é uma dica para reduzir a gordura abdominal. Exercícios de resistência muscular localizada também podem ser utilizados, porém como complemento ao treino aeróbico. Se não for possivel praticar a atividade diariamente, ela deve estar presente no mínimo 3x por semana.


Se você já estiver acostumado a caminhar, correr é uma boa opção, pois promove maior queima de calorias. Não se esquecendo de usar um calçado confortável.


Que Tal Ficar Mais Forte?


Alie o treinamento muscular à atividades aeróbicas! Ao aumentar a massa magra do corpo, menos gordura se acumula e mais calorias são gastas. O músculo tem papel essencial na intensidade do metabolismo. A massa muscular adequada fará com que o corpo gaste mais energia, independente da idade.


Mas não fique só nos abdominais. Esse tipo de exercício fortalece os músculos da barriga, mas o corpo inteiro precisa ser trabalhado. O acompanhamento de um profissional especializado é essencial para que você não saia da academia com lesão muscular.


PODE COMER!


Certos alimentos, por conterem substâncias que, entre outras funções, ativam o metabolismo, ajudam no processo de emagrecimento. Inclua-os no cardápio!


Pimenta: possui capsaicina, substância termogênica (que aumenta a temperatura corporal, facilitando a queima de calorias) responsável pela ardência quando o alimento é consumido. Acelera em até 25% o metabolismo. Não exagere na dose, pois a capsaicina em excesso prejudica os sensores do paladar. Pessoas com gastrite ou hemorroidas devem evitar ingerir pimenta.


Chá Verde: assim como a pimenta, é um alimento termogênico, graças às catequinas, que também são antioxidantes. De 2 a 4 xícaras (chá) por dia é suficiente. Grávidas e pessoas com gastrite devem consumir com moderação: de 1 a 2 xícaras (chá)


Gengibre: contém zingiberina, que pode aumentar o metabolismo em até 20%, por estimular a queima energética. Tem maior efeito quando o gengibre é utilizado in natura.


Linhaça: riquíssima em fibras, nutrientes que dão maior sensação de saciedade e controlam a absorção de gorduras e açucares durante a digestão. Também contém ômega 3, um tipo de gordura benéfica que age como anti-inflamatório e melhora a ação da insulina. O ideal é triturar as sementes no liquidificador, momentos antes do consumo. Cerca de 2 colheres (sopa) por dia já trazem os benefícios.


Peixe: salmão, atuam, sardinha, cavala, tainha e arenque são ricos em ômega3 e oferecem proteínas, necessárias para a formação dos músculos. Os peixes devem estar no cardápio pelo menos 2 vezes por semana.


Verduras Verde-Escuras: a couve é a principal representante desse grupo, pois é a mais rica em cálcio, mineral que melhora a ação da insulina e bloqueia enzimas que incham os adipócitos(células que guardam gordura). Consuma 1 xícara (chá) diariamente, variando com outras verduras durante a semana.


___________________________________________________________________


MEÇA SUA CINTURA!


A medida da circunferência da cintura (feita com uma simples fita métrica) é considerada hoje pelos especialistas uma indicação mais precisa do que o índice de massa corórea (IMC).


Portanto, verifique suas medidas: basta pegar uma fita métrica e colocá-la ao redor da cintura, logo acima do umbigo, com a barriga relaxada. Uma cintura acima de 80 cm para mulher e de 94cm para homens representa maior risco e doenças cardiovasculares.


3 comentários:

  1. Oi amiga...
    amei o post...
    super informativo...
    estou tomando agora um colher de vinagre de maça antes da principais refeições pra ver se emagreço mais um cadinho rs...
    bjs da nega

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!!!
    Tudo bem explicadinho... E tem para todos os gostos..rsrs
    Eu me recuuuuso a medir minha cinturinha...kkkkkk...Já sei que vai dar mais de 80cm. Ô tristeza!!! KKKKKKKKK

    Ahhhhh... Eu tinha tanta raiva quando eu chegava na academia e o diaxo do personal não tava lá... Mas ele era tão gaiato e safado que nem ligava p as broncas que eu dava nele! Descarado! KKKKKKK

    Um beijããão e bom FDS!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Elisandra.

    Muito interessante o seu post.Realmente o hipotireoidismo deixa o metabolismo mais lento. Por isso mesmo antes de fazermos qualquer tipo de dieta devemos consultar um endocrinologista e fazer o exame de TSH.

    Eu tenho hipotireoidismo, comecei a engordar e só depois de uma visita ao médico, e por meio de um exame de TSH que descobri a doença.

    Abraços,

    ResponderExcluir