domingo, 2 de dezembro de 2012

Resolva Seu Problema No Prato!

Pessoal, aqui vão dicas de alimentos que ajudam na perda de peso e também a amenizar o problema de retenção hídrica no corpo. A reportagem é da revista Boa Forma. Espero que curtam!
-> Os peixes de água fria e azeite de linhaça são fontes de ômega 3. Essa substância evita a formação de coágulos (trombose) e de depósito de gordura (aterosclerose), estimulando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial.
-> Alguns vegetais são ricos em água e facilitam a eliminação dos líquidos retidos. São eles: pepino, alface, abacaxi, pera, morango e melancia. Esses alimentos possuem em sua composição cerca de 90% de água.
-> Diuréticos naturais como melão, salsão, aspargo e agrião dão um chega pra lá no inchaço e ainda nutrem seu organismo com vitaminas e minerais. Também são adstringentes, capazes de eliminar toxinas do corpo.
-> Alimentos ricos em potássio, como a laranja, acelga, tomate, banana, manga e a cenoura ajudam a desinchar. No organismo, esse mineral é essencial no trabalho contra líquidos retidos.
-> Consuma fibras (aveias, linhaça, arroz integral...) e vegetais verdes-escuros (brócolis, couve, espinafre...)Esses alimentos ativam a circulação sanguínea e favorecem a saída dos líquidos.
-> Introduza a soja no seu cardápio! Ela contém isoflavonas, proteína que ajudam a amenizar os sintomas associados à menopausa e, ainda, combatem a TPM e o inchaço causado nesse período.
-> Os chás de ervas diuréticas são armas naturais e baratas para lutar contra o inchaço. São elas: Camellia sinensis (erva que dá origem aos chás verde, amarelo, vermelho e branco), Carqueja, dente de leão, hibisco ou cavalinha. Consuma 2 xícaras (400ml) ao dia. Mas atenção, não beba chá de camellia sinensis após as 18 horas.
-> As hotaliças que ajudam a melhorar o desconforto do inchaço das pernas são: aipo, alcachofra, abóbora e alho poró. Elas possuem propriedades diuréticas que auxiliam a eliminação dos líquidos.
-> A salsa é rica em vitaminas e minerais, colabora para a digestão dos alimentos mais pesados e atua como diurético, combatendo a retenção hídrica.
-> O Kiwi é rico em  clorofila, substância eficiente na limpeza do organismo. A fruta possui minerais como cálcio, magnésio e potássio, que diminuem o inchaço, e fibras, que estimulam o intestino.
-> Estudos comprovam que a cebola roxa contém quercetina, um flavonoide com ação anti-inflamatória e poderoso na prevenção de vasinhos, especialmente nas pernas.
-> Na uva (casca e semente) você pode encontrar flavonoides, ácidos fenólicos, resveratrol e antioxidantes, substâncias que impedem a formação de trombose e diminuem o risco de obstruir os vasos sanguíneos.
-> A pimenta cayenna é outro ingrediente que merece estar em seu dia a dia. Isso porque ela estimula a circulação, prevenindo coágulos sanguíneos que causam ataques cardíacos e derrame cerebral.
-> Excelente opção para temperar saladas, o vinagre de maçã também ganha pontos contra o inchaço. Ele favorece a fluidez do sangue graças aos seus nutrientes poderosos: potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, flúor e silício.
-> Frutas como acerola, goiaba e amora possuem vitamina C e flavonoides que fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e bloqueiam a ação dos radicais livres no organismo.

Um comentário: