sábado, 1 de dezembro de 2012

Sai De Mim, INCHAÇO!!!!

Amados(as) meus!!!
Quem aqui não sofreu com o inchaço? É uma tortura, o abdômen aumenta, peso, idem, e nós, mulheres, ainda sofremos mais ainda com isso.
Esta matéria é de uma revista super antiga que encontrei aqui em casa, chamada Dieta. Como tem muitas dicas, vou dividir ela em 2 ou 3 post, combinado?
São dicas simples para serem usadas no dia a dia. Espero que ajudem vocês!
1)Evite os industrializados, pois além de sódio, eles possuem gorduras e calorias em excesso. Sem contar que esses alimentos causam inchaço, aumentam as taxas de colesterol e podem desencadear doenças cardiovasculares.
2)Se exagerou em alguma refeição e ficou estufada, nem pense em parar de comer pelo resto do dia. O melhor que você pode fazer é diminuir a quantidade dos alimentos da próxima refeição, beber muita água e consumir uma dose maior de alimentos com alto teor de fibra.
3)"Beber água para estimular o funcionamento dos rins é a melhor forma de eliminar líquidos, inclusive os que ficam retidos em locais mais difíceis". Frase falada pela nutricionista Luana Stoduto.
4)O organismo quando bem hidratado ajuda a acelerar o processo de filtragem, aumentando o volume do sangue, auxilia na eliminação de toxinas e estimula os rins a excretar sódio, o que acaba diminuindo o edema.
5)A água também é responsável pelo bom funcionamento do intestino, aliviando o inchaço abdominal.
6)Não espere sentir sede para tomar água. A sede é um sinal de alerta que o organismo dá quando já está desidratado.
7)A necessidade de líquido ingerido pode variar de acordo com cada biotipo da pessoa, umidade do ar, atividade física e temperatura do ambiente. A quantidade mínima recomendada para cada biotipo físico é de no mínimo 1,5 (um litro e meio) por dia.
8)Experimente um suco desintoxicante para ajudar a combater o inchaço:
1 folha de couve,
3 fatias de abacaxi,
1 pedaço pequeno de gengibre sem casca,
1 colher (sopa) de semente de linhaça,
1 copo (200ml) de água filtrada,
2 cubos de gelo. Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
9)Diga não às bebidas alcoólicas. Além de serem calóricas, elas não possuem nenhum nutriente e, ainda, podem deixar seu corpo inchado, principalmente a barriguinha. Quando sair com os amigos, invista na água e nos sucos de frutas sem açúcar. Mas se for inevitável o consumo de álcool, intercale ele com água.
10)Para desinflar a região do abdômen e do quadril fuja de frituras, pães com farinha refinada e arroz branco, pratos calóricos, refrigerantes e doces. Esses alimentos vão direto para as células de gordura, que ficam concentradas nessas áreas.
11)Evite alimentos que causem fermentação, gerando aumento da região abdominal. São eles: o leite e as bebidas alcoólicas como a cerveja e o vinho.
12)No caso de edemas nos pés e nas pernas, a solução é reservar 15 minutos durante a noite para colocá-los para o alto.
13)É essencial diminuir consideravelmente o consumo d sal. Evite colocar o saleiro na mesa para não cair em tentação e adicionar sobre os alimentos já preparados.
14)Como alternativa de tempero, use vinagre de maçã, limão ou ervas aromáticas: alecrim, orégano, tomilho, hortelã e manjericão.
15)Nos dias muito quentes, quando o organismo tende a reter mais líquido, não exceda na cafeína, no chá preto e mais uma vez evite ao máximo bebidas alcoólicas.
16)Para combater edemas nas pernas e pés, use roupas leves  e que não apertem. Evite também cintos e peças que comprimam nas extremidades (pulsos e tornozelos).
17)Também não abuse do salto alto. Adote calçados confortáveis que não apertem os pés e sejam macios. Além disso, dê preferência aos saltos baixos ou médios.
18)Procure não permanecer muito tempo em pé ou sentada. Mexa-se. É importante manter ativa a circulação sanguínea, para os líquidos não ficarem retidos.
19)A aromaterapia contribui contra o inchaço graças aos óleos essenciais. Eles atuam como diuréticos no corpo, eliminando o excesso de água, já que penetram no sistema circulatório e linfático. Os aromas mais recomendados são: Grapefruit, Junípero, Lavanda e Gerânio.
20)Misture 10ml de óleo vegetal de abacate, 10ml de óleo vegetal de amêndoa doce, 5 gotas de óleo de grapefruit, 3 gotas e óleo de junípero, 1 gota de óleo de erva-doce e 3 gotas de óleo de gerânio. Aplique diariamente em todo o corpo, exceto no rosto.
21)Alguns anticoncepcionais podem favorecer a retenção hídrica. Consulte seu ginecologista para fazer os exames necessário para descobrir a melhor pílula para o seu caso.
22)A postura pode interferir no inchaço, especialmente, na região da barriga. Por isso, crie o hábito de manter a coluna ereta, já que isso mantém a musculatura abdominal fortalecida.
23)Para amenizar o inchaço durante a gravidez, experimente deitar sempre virada para o lado esquerdo, já que isso altera a posição do útero, favorecendo a circulação. Dessa forma, os membros inferiores sentem menos os efeitos da retenção.
24)Nunca deixe de lado as atividades físicas: até mesmo uma simples caminhada contribui para a boa circulação do sangue, fazendo com que o risco de retenção hídrica seja menor.
25)Os melhores exercícios são os aeróbicos, que queimam calorias, derretem gorduras e favorecem a diminuição da circunferência abdominal. Você pode escolher, além da caminhada, a corrida, a natação, andar de bicicleta e dançar.
26)Os alongamentos também são eficientes na hora de livrar você do inchaço. Isso porque eles movimentam os músculos, ativando a circulação dos líquidos e dos nutrientes pelo corpo, o que evita a formação de edemas.
27)Para combater as dores e o mal estar causado pelo inchaço, a drenagem linfática é um ótimo recurso. Ela dá um "empurrãozinho" para que os líquidos retidos seja eliminado pelos vasos linfáticos.
28) Se preferir, faça uma automassagem depois do banho. Para isso, massageie o abdômen com as mãos voltadas para baixo, deslizando-as desde a região do quadril até a virilha. Repita o movimento cinco vezes.
29)Shake drenante: no liquidificador bata:
1 copo (200ml) de água de coco
1/2 fatia de abacaxi,
1/2 fatia de mamão e
1 colher (chá) de mel. Beba em seguida, rende 1 porção.
DICA: com ingredientes rico em potássio e vitamina C, esse suco é uma boa pedida para reduzir o inchaço e eliminar toxinas do organismo, além de melhorar a hidratação e a digestão.
30)Suco para combater o inchaço. Bata no liquidificador:
1 xícara (200ml) de chá de cavalinha,
1 colher (chá) de mel,
1 fatia de abacaxi,
1 fatia de melão,
folhas de hotelã e gelo a gosto. Beba em seguida, rende 1 porção.
DICA: tome o suco no café da manhã ou no lanche da tarde com algum alimento integral, como pão ou torrada.
P.S: pessoal, o post ficou grande, eu sei, mas todas as dicas estão aí, acabei optando por colocar todo ele.
Beijos de boa noite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário