sexta-feira, 2 de julho de 2010

Escolhas Saudáveis No Restaurante.


Nem sempre é fácil fazer boas escolhas no que toca à alimentação saudável, quando grande parte das refeições é feita fora de casa. No entanto, é sempre possível escolher o melhor dentro do mais ou menos…
Existem simples regras que poderá aplicar em qualquer restaurante onde vá, durante todo o ano, de modo a tornar as suas refeições mais saudáveis.
Comece a refeição com alimentos pobres em calorias.
Em vez de atacar o pão com manteiga, pastas e queijos gordos, ou os salgadinhos fritos, opte por pedir uma salada verde ou mista, que para além de ter poucas calorias lhe dará alguma sensação de saciedade pela quantidade de água e fibras que contém. Peça ainda que lhe tragam a salada sem tempero: dessa forma terá a certeza que utiliza azeite e não outro óleo de qualidade inferior. Não abuse do sal.
Uma sopa de legumes poderá ser igualmente uma boa escolha de entrada.
Se não resistir à entrada calórica, compense a seguir.
Se por acaso não seguiu o conselho anterior e comeu o que não devia, ao pedir o prato principal opte por alimentos menos calóricos- peça o bife ou o peixe, grelhados ou cozidos (e não lhes adicione molho de manteiga no prato!), diga que não quer batatas fritas mas apenas arroz ou batatas cozidas, ou eventualmente, se comeu muito pão na entrada, acompanhe apenas com salada ou legumes cozidos.
Evidentemente deve dispensar a sobremesa ou, quanto muito, pedir uma peça de fruta da época. As saladas de fruta não são uma boa escolha pois já perderam o que de melhor a fruta tinha: as vitaminas! Desde a sua confecção até à altura de ser consumida, a salada perdeu (por oxidação) grande parte da sua riqueza vitamínica, mantendo apenas o açúcar e a fibra.
Escolha água para acompanhar a refeição.
A água não contém calorias e não engorda, nunca, nem mesmo quando é bebida à refeição! Já os refrigerantes, sejam com ou sem gás, contêm elevada quantidade de açúcar, ou seja, adicionam à refeição calorias extra e desnecessárias.
Se tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas à refeição, modere o seu consumo a 1-2 copos pequenos de vinho tinto (pensa-se que pode ter algum efeito benéfico na saúde, principalmente na protecção de problemas cardíacos).
Para restaurantes de comida típica e internacional, confira os seguintes conselhos:
Restaurante Chinês:
Experimente uma das saladas típicas com legumes pouco vulgares nos outros restaurantes, como o bambu, os rebentos de soja, as algas ou cogumelos. Como entradas, são muito menos calóricas do que os famosos crepes chineses. Uma sopa também é uma boa entrada.Prefira o arroz branco ao “arroz chao-chao”.
Na escolha do prato principal, evite as variedades fritas (porco agridoce e outras carnes ou peixes que sejam panadas e fritas); prefira os peixes cozidos no vapor, gambas, galinha com amêndoas, bambu ou shop suey, pratos de tofu, etc.
Restaurante Italiano:
Para começar opte por uma entrada de queijo mozzarela fresco com tomate ou uma sopa Minestrone. São ambas opções com poucas calorias.
Prefira as massas com molho vermelho, como o de tomate (Esparguete à Bolonhesa) ou marinara, em vez de outros molhos brancos com natas e bacon (Esparguete à Carbonara). O simples Esparguete com alho e azeite é também uma boa escolha.
Peça que lhe tragam azeite e vinagre para temperar a sua salada.
Restaurante Japonês:
As melhores escolhas são os típicos sushi e sashimi, pobres em calorias e gordura (são no entanto muito ricos em sal e por isso desaconselhados a quem sofre de tensão alta). São pratos cuja base é o salmão cru ou outros peixes, arroz e algas.
Evite a tempura, Agemono e entradas de caranguejo fritas, porque os alimentos fritos devem ser evitados o mais possível.
Acompanhe com 1 chávena de chá verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário