quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mitos E Verdades Sobre Alimentação (IIParte)


Proteínas

- Aumentar o consumo de proteínas emagrece

Depende: A proteína da uma boa sensação de saciedade e deixa a fome bem longe, o que é importante quando falamos de emagrecimento. Além disso, aumenta o conteúdo de massa muscular, que ajuda o organismo a gastar mais energia. Porém, o consumo de proteínas só terá efeito emagrecedor se forem proteínas magras e se houver redução na insgestão de carboidratos, gorduras e produtos industrializados que prejudicam a dieta.

- Proteína em excesso pode fazer mal à saúde

Verdade: O consumo exagerado de proteína pode causar uma sobrecarga nos sistemas renal e hepático. Além disso, pode ser acumulada em forma de gordura se não for utilizada pelo organismo. A necessidade orgânica de proteína varia conforme as características individuais, mas podemos colocar como média de ingestão de 0,8 gramas para 1 quilo de peso corporal por dia. Dessa forma, uma pessoa que pesa 60quilos deve consumir, em média, cerca de 48 gramas de proteínas por dia.

- Ovo aumenta o colesterol

Mito: Comer 1 ou 2 ovos, de 3 a 4 vezes por semana, é sadável e isento de efeitos adversos sobre taxa de colesterol. O ovo é um alimento tão completo, que concentra todos os nutrientes essenciais, com exceção apenas da vitamina C. A melhor maneira de consumir esse alimento é cozido, para evitar a adição de gordura.

- A gema do ovo não é saudável e deve ser descartada

Mito: Um dos maiores absurdos é consumir inúmeras claras e jogar fora as gemas, que é onde se encontra a maior parte dos nutrientes essenciais. A gema é rica em luteína e zeaxatina, subtâncias fundamentais para a saúde dos olhos.

- Dentre as opções mais comuns de carne, a de peixe é a mais saudável

Verdade: O peixe é fonte de proteína de ótima qualidade, concentrando aminoácidos fundamentais que não são produzidos pelo organismo. Concentra gorduras boas e é muito menos gorduroso do que as carnes bovina e suína. Além disso, os peixes possuem ótimas doses de vitaminas A e D, além de niacina e ácido pantotênico, sódio, magnésio, cálcio, manganês, ferro e potássio. Para completar, a carne de peixe apresenta alta digestibilidade, isto é, depois de consumida, não deixa a sensação de estômago pesado.

- Vegetais não contêm proteínas

Mito: Todos os alimentos concentram proteínas, o que varia é a quantidade de cada um deles. A proteína animal é chamada de completa, justamente por conter todos os aminoácidos essenciais em sua composição. Isso não é o que temos nas de origem vegetal, que são deficientes em alguns aminoácidos. Porém, os aminoácidos ausentes em alguns alimentos podem ser encontrados em outros.

- Carne de porco não é uma opção saudável

Mito: Desde a década de 80, por conta da melhora na criação dos animais, a carne de porco perdeu mais de 30% de gordura e 14% de calorias, podendo ser considerada hoje em dia como uma opção saudável. Inclusive, a carne de porco comercializada contém muitas vitaminas e minerais e deveria ocupar mais espaço na mesa dos brasileiros.

- Peixes fortalecem a saúde do coração

Verdade: Os peixes são altamente saudáveis porque sua gordura poli-saturada (ômega -3 ) é benéfica para o coração e tem ação anti-inflamatória no organismo. Assim, o consumo de peixes é muito importante para prevenir dienças cardiovasculares.

- Pele de frango é altamente gordurosa

Verdade: A pele do frango é bem mais gorda que a sua carne, já que é nela que fica concentrada a gordura saturada desse animal. de qualquer maneira, a carne de frango em si é uma carne magra, por isso o mais indicado é desprezar a pele antes de consumi-la.

- Frango é prejudicial à saúde por concentrar muito hormônio

Mito: Na realidade, especialistas afirmam que não existe o uso de hormônios de crescimento na criação de aves. Além de não ser uma opção viável economicamente para os produtores, animais não respondem a esse tipo de substância. O que existe é o auxilio de outros tipos de compostos não maléficos na produção de frango para corte.

- Carne vermelha em excesso pode aumentar o risco de desenvolver câncer

Verdade: A carne vermelha é rica em gordura saturada, cujo excesso aumenta a produção de radicais livres - elementos que podem levar ao câncer - e o colesterol. Além disso, estudos científicos indicam que esse tipo de carne pode conter substâncias que danificam o DNA e favorecem o aparecimento de células cancerígenas.

Frutas,Verduras e Legumes

- Bananas evita Cãibras

Mito: A banana é rica em potássio, mineral essencial para as funções musculares, mas não evita o surgimento das cãibras. Para preveni-las, o recomendado é ingerir bastante água antes, durante e após a atividade física. Quando não pratica exercícios também precisa beber muito líquido durante o dia.

- Tomate previne câncer de próstata

Verdade: O tomate possui licopeno, substância antioxidante responsável pela cor vermelha do alimento. O licopeno reduz o risco de câncer de próstata e mama, entre outros, pois combate os radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o processo cancerígeno.

- Beterraba cura anemia

Mito: A quantidade de ferro da beterraba é ínfima perto das principais fontes (carnes, vísceras e mariscos). Em segundo lugar vêm as leguminosas como feijão, ervilha e grão-de-bico. Por último, vem a beterraba. A beterraba fornece ferro não-heme, um tipo que o organismo não absorve bem. A dica é consumi-la com alimentos ricos em vitamina C, que melhoram a absorção do mineral.

- Cenoura faz bem à pele

Verdade: A cenoura possui grande quantidade de betacaroteno, a provitamina A, antioxidante que melhora a aparência da pele. O betacaroteno neutraliza a ação dos radicais livres e, por isso, previne o envelhecimento precoce das élulas, retardando o aparecimento de rugas e manchas na pele.

- Berinjela reduz colesterol

Há controvérsias: A berinjela é rica em antocianina, uma substânia antioxidante que previne a formação excessiva de coágulos sanguíneos e danos nos vasos. Em relação à redução do colesterol total, existem estudos positivos, outros negativos, mas sempre interessante incrementar a dieta com berinjela. Em algumas pessoas, o legume realmente ajuda a controlar o colesterol, mas sozinho não faz milagres. Então, dieta equilibrada e atividade física fazem parte do combate ao problema.

- Mamão combate prisão de ventre.

Verdade: Graças à papaína, uma combinação de enzimas, o mamão colabora com a digestão das proteínas. Por conter muita fibras, ajuda no trânsito intestinal, combatendo a constipação.

- Alface acalma

Verdade: A alface contém lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos, que atuam como calmante.

- Diabéticos não devem consumir beterraba

Mito: Não há restrições do alimento para os diabéticos só pelo fato de, a partir da beterraba, ser produzido açucar.

- Em contato com a pele, o limão causa manchas

Verdade: Por isso, sempre que for utilizar limão, não se esqueça de lavar bem, com água e sabão, as mãos e as partes do corpo que tiveram contato com a fruta. Evite também se expor ao sol logo depois. O sumo do limão possui substâncias que podem causar manchar e até queimaduras em contato com a pele exposta ao sol.

- Laranja é a fruta mais rica em vitamina C

Mito: Se você está em busca de vitamina C, seja para fortalecer as defesas do seu corpo ou para mandar para longe as rugas, há outras frutas que contêm muito mais desse nutriente do que a laranja. A acerola, por exemplo, possui 20 vezes mais vitamina C; já o camu-camu, uma frutinha amazônica, oferece cerca de 60 vezes mais o nutriente do que a laranja. Mas nem por isso você deve desprezá-la: o ideal é variar o consumo durante a semana

- Limão combate gripe e resfriado

Depende: É importante manter uma alimentação equilibrada tanto para prevenir quanto para amenizar os sintomas desses problemas, e o limão deve estar incluso. O limão age na desintoxicação do organismo e contém vitamina C, necessária para o fortalecimento do sistema imune. Comer alimentos saudáveis, ricos em antioxidantes, e ingerir bastante líquido auxiliam na recuperação após gripes e resfriado.

- Suco de maracujá é calmante

Mito: As propriedades calmantes do maracujá se concentram nas folhas, e não na polpa. Por isso, se quiser uma bebida com efeito sedativo, o chá com as folhas é mais afetivo do que o suco de maracujá.

Um comentário: