quarta-feira, 7 de julho de 2010

Matemática Magrinha - Economize Até 600Calorias Sem Dieta




Mais uma reportagem da revista Boa Forma do ano de 2009. Com apenas algumas substituições, se economiza calorias.


Ajusta daqui, substitui ali... Alguns truques espertos podem fazer com que seu prato fique bem levinho. E o melhor é que você não vai precisar renunciar a todos os prazeres para emagrecer


Não tem jeito: toda dieta que começa cercada de privações, principalmente cerceando aquilo que mais gostamos, não se mantém por muito tempo. No fim da primeira semana, já se torna insuportável. Ai vem o mau humor, a falta de disposição e os ataques inevitáveis à geladeira. Resultado: os planos de enxugar a silhueta e entrar naquele velho jeans 38 vão por água abaixo. "Perder peso nunca deve estar associado a sofrimento, simplesmente porque ninguém aguenta a tortura por muito tempo. Sem falar que dietas muito restritivas geram ansiedade e irritabilidade, situações que desencadeiam facilmente os episódios de ataques gastronômicos", comenta Cláudia Novais, nutricionista (SP). O ideal, segundo ela, é aparar arestas energéticas, fazer trocas conscientes e lançar mão de truques que "emagrecem" o cardápio, sem que fique monótono. Assim, você ainda ganha uma vida longa. Segundo um estudo concluido pela Universidade de Washington (EUA), o hábito de consumir refeições menos calóricas interfere na produção de diversas substâncias, entre as quais um dos hormônios da tireoide, o T3, que, apesar de importante para a geração de energia e nossa sobrevivência, quando em excesso na circulação, acelera os efeitos do tempo. E só isso, de acordo com os cientistas, já bastaria para puxar o freio do envelhecimento precoce. Além disso, outro estudo, realizado pela Universidade do Alabama (EUA), mostrou que reduzir calorias também faz com que as células se mantenham mais resistentes aos estragos dos radicais livres. Por tudo isso, que tal aprender a cortar calorias do seu prato? É fácil! Quer ver?


Sobremesa sem culpa


Quando bater aquela vontade louca de comer um docinho depois da refeição, pense duas vezes. "Ele atrapalha a absorção de nutrientes pelo corpo. se a tentação for grande, deixe para consumi-lo mais tarde", sugere Cláudia novais. Mas ninguém precisa achar que a sobremesa está proibida: você pode comer frutas frescas, secas ou em compota. A gelatina e os doces light também são boas opções: uma colher de sopa de pudim de leite normal tem cerca de 50 calorias. na versão light fica com menos da metade.


Sem pãozinho não dá


Tudo bem, o tipo integral é mais saudável, dá maior sensação de saciedade, a farinha branca facilita a elevação da glicose no sangue etc. Mas você não consegue ficar sem um pãozinho francês, certo?


Então, que tal em vez de cortá-lo de vez do cardápio, apenas deixá-lo para alguns dias da semana e ainda contornar suas desvantagens? sim, isso é possível, basta tirar o miolo e acrescentar a ele uma proteína magra (queijo branco ou peito de peru) para tornar a digestão mais lenta e evitar a elevação da glicose sanguínea.


Elimine o açúcar


Sabe aquela paradinha sagrada na padaria, onde todas as manhãs você pede um cafezinho e um pão de queijo? Pois é, se você tirar o açúcar da bebida e optar por uma fatia de pão integral light com outra de queijo branco, além de se sentir mais saciada, por causa das fibras, deixará de consumir o que precisaria de no mínimo 30 minutos de caminhada para queimar.



Leite em nova versão


Se você gosta de começar o dia com um copo do líquido branquinho, nunca é demais lembrar que a troca do integral pelo desnatado é pra lá de vantajosa.


Aposte nas frutas


Você costuma dar um gostinho a mais ao leite optando pelo achocolatado? Experimente trocá-lo por frutas. É só bater a bebida com a sua favorita, de preferência as menos calóricas, como maçã, morango ou pera.


Mude a receita


Troque frituras por assados. Quase tudo pode ser feito no forno sem perder o sabor e ainda dá para evitar que o valor energético triplique - ou quadriplique, no caso dos empanados. se não der, você pode literalmente enxugar o óleo da batata frita ou do pastel pressionando um papel toalha sobre ele. Assim, elimina-se uma colher de sopa de gordura.


Feijoada light


Escolha carnes magras para o preparo do tradicional prato brasileiro. "Uma concha média de feijão-preto com carne seca desengordurada é uma boa saida", exemplifica Lara natacci Cunha, nutricionista (sP).


Emagreça a sua bebida


Trocar o refrigerante pelo suco é, sem dúvida, uma opção mais saudável, mas também pode ser mais calórica. Um copo de suco de laranja, por exemplo, tem cerca de 90 calorias. Você pode dar uma boa reduzida neste valor, se misturar parte dele com água. "Outro truque, apesar de menos saudável, é misturar a bebida natural com a versão em pó light, em partes iguais", diz Cláudia.


Chocolate liberado


Aplacador de emoções e com um sabor dos deuses, o chocolate seria perfeito se não fosse altamente calórico, cerca de 270 calorias em 50 g! Por causa disso, a dica é: quanto menor a porção, melhor. Então, prefira um - somente um - bombom. Outra sugestão é apelar para o chocolate amargo. segundo trabalhos realizados pela Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, pessoas que ingeriram cerca de 30 g dessa versão pela manhã, em jejum, ficaram mais saciadas e consumiram 15% menos calorias ao longo do dia, do que aqueles que se alimentaram com chocolate ao leite.


Mexa nos ingredientes


Ao fazer o seu hambúrguer em casa, deixe-o mais magrinho, saudável e saboroso substituindo metade da carne por uma mistura de abobrinha, champignon e aveia. E prepare-o grelhado ou assado.


Santa água


Ela é realmente uma preciosidade: além de não ter caloria alguma, ainda ajuda a aumentar o gasto energético. Ao resfriar o corpo com um copo de água gelada, você faz com que seu organismo queime gordura produzindo calor, para manter a temperatura corporal. Dos dois litros diários recomendados, se a metade consumida for fria, é possível conseguir uma queima ainda maior.


Só salada


Elas escondem pequenas ciladas. Apesar de leves, aquelas com molhos que são pura gordura, pedaços de carne empanada ou croutons cheios de óleo dão uma turbinada nas calorias. Fique longe delas!


Dê um truque no sorvete


Se esta é a sua perdição, não se desespere. O mesmo prazer que sente com uma taça com calda, terá com uma salada de frutas + uma bola de sorvete light.


Sua própria pipoca


Aquele balde enorme, típico dos cinemas, chega a conter 1.000 calorias! Uma sugestão é levar a pipoca de casa. De acordo com Lara, 100 g do alimento feito sem gordura perde metade do valor energético.


TRUQUES:


- Carne magrinha: fazer uma bife sem óleo é possivel, sim, basta ir regando a carne com água (para não grudar). Se você sente falta da aparência tostadinha e do sabor extra que a gordura dá, uma dica é adicionar um fio de óleo ao fim do preparo.(600cal menos)


- Fuja das situações de riscos: outra atitude que ajuda muito: quando estiver no restaurante, sente-se mais longe possivel do bufê. Sem aquele festival de tentações na sua cara, você acaba desviando a atenção para uma boa conversa, por exemplo.(600cal a menos)


- Saudáveis e perigosos: cuidado com tudo que é considerado "natureba", pois podem ter armadilhas. Um exemplo é a granola, que pode estar cheia de açucar e gordura. Quando comprar, leia o rótulo. O ideal é optar por cereais integrais e sem açucar. (500 cal a menos)


- Nada de comum: se você quiser diminuir o valor calórico de um beirute tradicional, monte um sanduíche de pão sírio, queijo branco, tomate, cenoura, frango ou atum e folhas verdes.(400cal a menos)


- Sirva-se como uma criança: na hora de servir o arroz, troque a colher grande por uma de sopa. Assim você pega mesmo só 3 colheres. E, se a refeição for muito calórica, use um prato de sobremesa. Quando comer fora, saibe que muitos restaurantes tem um cardápio kids, ou seja, com porções menores para crianças. É uma boa maneira de controlar o volume ingerido.(400cal a menos)


- Abuse dos pós: para aqueles momentos que você quer mais a se acabar em uma travessa de doce, aí vai uma receitinha: bata no liquidificador um copo de iogurte ou 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado com a mesma quantidade de gelatina diet. Você tem uma musse e bem menos calórica que a tradicional.(230cal a menos)


- Hora do lanche: outra dica, é trocar um hot dog feito com salsicha normal,maionese, purê, mostarda e ketchup(540cal) por uma opção com 2 salsichas de aves, e ketchup.(213 cal a menos)


2 comentários:

  1. AMIGA ÓTIMA MATÉRIA ACHO QUE TEM DE TUDO QUE PRECISAMOS SABER PRA DAR UMA TURBINADA NA NOSSA RA... AMEI E VOU INCORPORAR ALGUMAS COISINHAS QUE AINDA NÃO FAÇO NO MEU DIA A DIA... E VC COMO ANDA PERCEBI QUE ESTÁ SE PREPARANDO PARA O CASAMENTO E TENHO CERTEZA QUE ATÉ LÁ ESTÁ LINDA E PODEROSA... BJOKAS E FIQUE COM DEUS!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria Elis...
    ,mas sempre bate uma vontadezinha de comer algo calórico,afinal,por mais que seja gostosa uma banana assada com canela,ainda sim,não substitui um serenata de amor...

    ResponderExcluir