quarta-feira, 16 de junho de 2010

Trinta e Seis Crenças Sobre Emagrecimento (II Parte)

15- Café de máquina é mais calórico que o de coador e engorda mais

MITO: o café é o mesmo em qualquer ocasião. O que pode mudar é a quantidade de açucar adicionado ao café e isto, sim, altera o número de calorias. No entanto, os cafés expresso ou turco possuem substâncias, o cafesol e kaheol, que aumentam os níveis de colesterol total e do LDL(mau colesterol). As bubstâncias surgem no café em contato com a água fervida e ficam presas aos filtros de papel/pano. Como estes tipos de café não são filtrados, contêm níveis elevados destas subtâncias. Logo, quem tem colesterol alto, deve tomar a bebida coada.

16- A dieta vegetariana cria uma lacuna de proteína animal que pode ser fatal.

MITO: o vegetariano, se estiver bem instruido, pode consumir todos os macro e micronutrientes em quantidades adequadas.

17- As proteínas de origem animal engordam mais que as vegetais.

MITO: as de origem animal ou vegetal possuem 4 cal, por grama. Porém, a digestibilidade da proteína animal é melhor do que a vegetal

18- Se você comer apenas um tipo de fruta (nunca dois ou mais) por dia vai emagrecer muito em uma semana.

MITO: o ideal é que se consuma, além de todos os alimentos normais, de 3 a 4 porções de frutas variadas(menos abacate) diariamente, para auxiliar na boa saúde e na manutenção do peso.

19- O tomate tem licopeno, que previne o câncer de próstota. E, em boa quantidade, é emagrecedor.

MITO: infelizmente o tomate não emagrece (comendo em boa quantidade). Mas é excelente alimento.

20- Iogurte light ajuda a perder peso porque estimula o intestino

MITO: auxiliar no funcionamento intestinal não significa que ele possua capacidade de emagrecimento.

21- Comer uma castanha-do-pará por dia supre a necessidade de selênio, que estimula o sistema imunológico. Porém, ela é muito engordativa.

VERDADE: a castanha é uma excelente fonte de selênio e, se a pessoa consumir até três unidades por dia, no geral, não trará nenhum problema de excesso de calorias.

22- Entre os adualtos que têm saúde, um ovo por dia não faz mal e não engorda.

VERDADE, EM PARTE: não podemos dizer que determinado alimento engorda ou não. O que conta é a soma de tudo o que a pessoa consome no dia e tudo o que ela gasta. Isso vai determinar o ganho ou perda de peso. Um ovo por dia, não sendo frito, não traz maiores problemas a ninguém.

23- Aspartame dá câncer.

MITO: a quantidade de aspartame ingerida para haver possibilidade de contrair câncer (por causa dele)é tanta que fica praticamente impossivel se consumir durante toda a vida.

24- Ciclamato da câncer.

MITO: não há estudos que comprovem essa afirmação. Pelo menos até hoje.

25- Comer dois dentes de alho, crus, após a refeição, diminui a quantidade de gordura que você comeu e iria para o sangue.

MITO: as propriedades do alho não estão ligadas ao emagrecimento

26- Pessoas com pais magros terão a sorte de nunca engordar na vida.

MITO: é verdade que filhos de pais obesos tem 80% mais possibilidade de se tornarem obesos, porém, isso não quer dizer que filhos de pais magros, serão magros. Existe a probabilidade genética, mas ela não é de 100%

27- Cebola assada é um santo remédio para perder peso.

MITO: não existe alimento que emagreça. Há os que engordam menos e a cebola é um deles.

28- A carqueja é um grande emagrecedor.

MITO: ela pode ser um bom diurético e ter excelentes efeitos para o aparelho gástrico. Mas não é um auxiliar na perda de peso.

29- Trocar alimentos tradicionais pela versão diet ou light emagrece.

VERDADE, EM PARTE: muitos produtos DIET podem conter mais calorias que os tradicionais pois, quando se elimina açucar é preciso adicionar gordura em alguns deles. Um exemplo é o chocolate. Já os LIGHT, quase em sua totalidade, carregam menos calorias que os convencionais. Eles não emagrcem, mas ajudam (muito) a não engordar.

30- Apesar do cálcio, que fortalece os ossos e os dentes, principalmente de idosos (verdade?), o leite integral engorda muito. E faz mal ao coração.

MITO: o leite integral fornece gordura saturada de origem animal que pode, sim, prejudicar o coração. A melhor alternativa é o consumo do produto desnatado, que possui proteínas de alto valor biológico, cálcio(que previne ou retarda o desenvolvimento da osteoporose), água e sais minerais importante ao ser humano

31- Parar de fumar engorda.

MITO: o que acontece é o aumento da ansiedade e a pessoa, mesmo sem perceber, passa a comer uma quantidade muito maior de alimentos. Até porque depois de certo período sem o cigarro, o ex fumente passa a sentir o verdadeiro sabor dos alimentos, já que as suas papilas degustativas voltam a funcionar melhor.

32- Refrigerantes dietéticos dão câncer. E engordam do mesmo jeito.

MITO: refrigerantes dietéticos são praticamente isentos de calorias e não dão câncer. Apenas o gás pode dilatar o seu estômago.

33- Tomar um cálice de suco de limão logo após a refeição não deixa gordura ingerida ser metabolizada.

MITO: infelizmente nenhum suco de fruta impede que a gordura seja absorvida. Alimentos ricos em fibras, estes sim, podem auxiliar a não absorção das gorduras. Mas fibras se ligam às moléculas da gordura e ajuda a eliminá-las.

34- Água morna com suco de limão em jejum auxiliam a torrar alguns quilos.

MITO: água morna pode soltar o intestino e limão em jejum pode provocar úlcera e irritação no estômago, entre outras manifestações. E nada disso ajuda a perder peso.

35- Comer até as 18:00 horas ajuda a perder peso.

MITO: devemos comer sempre de 3 em 3 horas ou de 4 em 4 horas, e não ficar um tempo grande sem alimentação. Isso só dá fome e, de repente, a pessoa mergulha na comida para descontar e...pronto, volta a engordar

36- Tomar pílula anticoncepcionais engorda

MITO: o termo engordar significa ganhar gordura e não é isso o que acontece. Na verdade, há muitos anticoncepcionais que acabam ajudando a reter líquidos no corpo e, isso, aparentemente é um ganho de peso. No entanto, é apenas aparência, já que não há aumento de gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário