sexta-feira, 9 de julho de 2010

Adeus Efeito Sanfona.


Meninas, essa reportagem copiei da revista Shape. Espero que gostem.

Você se esforça, corta o doce da dieta, malha, troca os hábitos alimentares e... consegue emagrecer! Oba! Mas, como nem tudo são flores, depois de um tempo, ganha alguns quilinhos de volta. É o famoso efeito “sanfona”. Se você passa, ou já passou por isso, tenha calma! Não se desespere, nem desista de buscar a forma física perfeita. Segundo a diretora do Centro Rudd para Política Alimentar e Obesidade da Universidade Yale, dos EUA, Marlene Schwartz “a manutenção do peso não é diferente de controlar o diabete ou uma alergia alimentar. Ela exige um esforço constante”.Felizmente, existem estratégias testadas para facilitar este período pós-dieta. Separamos sete dicas de experts para você cuidar de seu físico e emocional e arrasar após a conquista do peso ideal.

1.Confiança e auto-estima

Assim que você emagrece, sente um salto enorme em seu nível de auto-confiança. Isso porque atinge padrões de saúde e beleza que nunca havia experimentado. É nisso a que você deve se prender, na felicidade do momento. Pense em tudo que conseguirá conquistar a partir de agora, já que sua auto-estima estará nas alturas, e não em como você era infeliz antes. Aproveite a conquista.

2.Perder peso não é tudo

Não ache que perder peso será a solução de todos os seus problemas, como a infelicidade no casamento ou o insucesso na carreira profissional. Pensar assim é comum, já que enfrentar desafios físicos é sempre mais fácil que contornar os emocionais. Se resolver os outros problemas é o seu maior objetivo, até conseguirá perder peso, mas vai sempre achar que o esforço não valeu a pena. Pergunte a si mesma: por que ser magra é importante? Se o motivo não for a saúde, reavalie seus valores.

3.Felicidade alheia

Enquanto muitos amigos e pessoas próximas vão vibrar e torcer pelo seu sucesso, outros podem nem perceber. Ou porque são distraídos mesmo, ou porque sentem, infelizmente, inveja. Concientize-se de que isso pode acontecer, mas não se deixe levar por estes que farão de tudo para demonstrar que suas conquistas não são tão valiosas assim.

4.Verduras sim!

Para muitas pessoas, comer verduras pode ser uma tortura, mas saiba que elas são grandes aliadas em qualquer dieta e manutenção de peso. “Os vegetais crus ou cozidos evitam as dores de fome e equilibram as calorias, pois são ricos em água e fibras”, explica a Ph.D em nutrição da Universidade Penn State, Barbara J. Rolls. Acrescente no seu prato.

5.Curso de reciclagem

Aquele happy hour com a galera do trabalho, regado a sanduíches, cerveja e muita fritura, é para você a melhor forma de desestressar após um dia de trabalho? Então esqueça! Após uma dieta é preciso manter os hábitos novos, sem exceção. Sugira lugares novos para a galera, com comidinhas mais saudáveis. “É preciso reagir a qualquer lapso de lembranças de hábitos antigos”, diz o Ph.D da Universidade americana do Colorado, James O. Hill

6. Exercícios físicos

Eles são os grandes aliados da perda de peso, e devem continuar mesmo depois que você alcançou os quilos que desejava. Converse com o seu educador físico e sugira uma mudança no ritmo e variação dos treinos. Assim, você não terá a impressão de que está no mesmo ritmo de antes e conseguirá ir mais longe. Seu corpo precisa se adaptar à nova fase pós-dieta. Se continuar como antes, vai perder a motivação.

7.Mude a imagem de sua mente

O tema deste tópico pode parecer estranho, mas muitas pessoas que emagrecem, continuam se achando gordas. É preciso que você entenda que está mais magra. Perceba a diminuição dos números de suas roupas, olhe suas fotos antigas e compare-as com as que tirou depois da dieta e até mesmo pergunte a amigos mais próximos quais as diferenças que eles veem em você. Isso tudo para que as mudanças sejam notadas por sua mente neste período.

18 comentários:

  1. o efeito sanfona acaba com agente né??? mas na verdade nós é que damos espaço pra ele agir...
    eu sumi né???? problemas...aos montes...



    bjoooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Querida, obrigada pelo carinho, depois leio com calma seu post, a reportagem realmente parece mega interessante mas hj tá complicado rsrs.
    Obrigada de coração viu?
    bjssss

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, isso bem verídico...
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  4. oi!! adorei a reportagem sobre o efeito sanfona!
    Vi no outro post, vc ficou linda com o novo corte de cabelo! nossa, o seu cabelo era na cintura?? que legal, mas vc ficou muito bem com o cabelo nos ombros.
    um ótimo fim de semana!
    bjos.

    ResponderExcluir
  5. Òtima reportagem Elisa...
    eu durante toda minha vida passei por isso...conheço bem o que é efeito sanfona,rsrss...mas graças a Deus hoje quero emagrecer definitivamente e nunca mais passar por esse emagrece e engorda!
    òtimo final de semana!
    BjO

    ResponderExcluir
  6. oi amiga, Deixei um selo de " Unidas Venceremos " para você no meu blog.


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog, fofíssimo e estou te seguindo. A matéria da shape é ótima tmb.

    Passa lá no meu blog Ok?

    bjsbjs

    ResponderExcluir
  8. Amiga que eu adoro tem selinho pra ti!
    Tenha uma ótima semana:)
    BjO

    ResponderExcluir
  9. oi elisandram sou nova no seu blog.
    adorei seu post, já emagreci muito e engordei tudo e um pouco mais. Não quero isso de novo pra mim não.
    Depois visita meu blog.
    bj

    ResponderExcluir
  10. amadaaa, não tinha entrado aqui antees... =/ eu simplesmente AMEEEI o seu cabelo curto!!! Ficou mais lindona ainda... e vieste aqui em porto hein?!!! o findi aqui foi bem lindo, te recebeu bem!!! agora q foi embora deu AQUELE temporal!!! hahaha... espero q tenha dado tudo certo! faz uma foto com o antes e o depois do cabelão! ;)

    beijoss

    ResponderExcluir
  11. Amiga seus posts estão demais... Que orgulho dessa minha amiga irmã... Saudades então nem tem como explicar... O nosso rsrsrs Floquinho como está... Vi que quase morreu de tanto chorar, imagino pois tb não sei viver sem meu Fredinho hihihi...Amei o seu corte de cabelo... Ficou lindo... Vou terminando por aqui... Estou com saudadeeeeessss... Vou deixar este trecho do Augusto Cury para ti..."Que tamanho tem o universo?
    O universo tem o tamanho do seu mundo.
    Que tamanho tem o meu mundo?
    Tem o tamanho dos seus sonhos." Augusto Cury. Amo vc...

    ResponderExcluir
  12. Olá querida... Amei sua visita.. ando meio distante do blog. mas estou voltando pra ficar... preciso mto daqui... os comentários são sessões de piscicologo...kkk.. me fazem mto bem.. Conto com vc tbém... abs

    ResponderExcluir
  13. Olá Elisandra gostei muito do seu blog... ainda mais pq temos a mesma meta de peso....serei uma seguidora sua com certeza!!!
    Força pra nós!!!....

    ResponderExcluir
  14. Elisa, linda tem mais um montão de selinhos no meu bloguinho pra vc
    bjinhusssss

    ResponderExcluir
  15. Elisa cade tú????????????
    Tem selinho pra você denovo
    bjinhusssss

    ResponderExcluir
  16. Cadê vc hein????????????:(
    Tenha um ótimo final de semana!
    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  17. Adorei a reportagem ,Elis...

    Passa lá no meu blog que tem um presentinho pra vc...

    bjo

    ResponderExcluir