segunda-feira, 28 de junho de 2010

Drible A Fome.


Nem sempre conseguimos seguir à risca as três principais refeições do dia: café-da-manhã, almoço e jantar. Seja pelo despertador que não tocou e tivemos de sair correndo para trabalhar, ou por ter de usar o horário do almoço para ir ao médico ou ao banco, por exemplo. Não importa o motivo. Por mais que tentamos evitar, não estamos livres desses imprevistos. E o que fazer para driblar a fome antes de cairmos em tentação de atacar a primeira barra de chocolate que encontrarmos pela frente??? Ter na bolsa algum tipo de alimento que nos salve nessass horas de sufoco, sem que nossa dieta fique comprometida, pode ser uma ótima saída.

O ideal é evitar ao máximo pular refeições. Essas dicas de "comidinhas" são indicadas para serem usadas nos intervalos entre elas. E usar como "refeição" somente quando realmente não se tem outra alternativa.

A dica, então, é não exagerar na quantidade, pois servirá só para enganar o estômago, assim que possivel fazer a refeição certinha.


- Frutas frescar: maçã, banana, pêra e goiaba.

Fonte de vitaminas, minerais e fibras, as frutas também possuem carboidratos e açucar, que ajudam a prevenir a hipoglicemia (a chamada queda de açucar no sangue), comum quando ficamos muito tempo sem comer - o que causa mal estar, dores de cabeça e tontura.

- Barras de cereais (sem chocolate)

Outra boa opção de carboidrato. Prefira as menos calóricas, sem chocolate. São fonte de energia e ricas em fibras.

- Frutas secas: damascos, bananas e uvas

Conservam as mesmas características nutricionais das frutas frescas. Mas são mais fáceis de carregar. São saborosas e aumentam a sensação de saciedade. Por outro lado, apresentam maior concentração de frutose(açucar da fruta) e, por isso, devem ser consumidas com moderação.

- Água-de-coco

Além de refrescante, é um excelente hidratante natural e é rica em vitaminas e minerais.

- Sucos de frutas naturais

Puros ou misturados com água, mas sempre sem açucar. Eles possuem vitaminas e são antioxidantes, além de manterem praticamente todas as características das frutas in natura.

- Frutas oleoginosas: castanhas, nozes e amêndoas

São ricas em vitamina E e selênio que ajudam a controlar o colesterol e a quebrar o jejum.

- Biscoitos salgados e torradas integrais

O carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo. É recomendado o consumo de produtos integrais devido à maior quantidade de fibras - elas contribuem para aumentar a saciedade e para melhorar o funcionamento intestinal. Eles também precisam ser livres de gordura trans.

- Iogurte, queijo fundido e queijo branco

Fonte de cálcio, eles alimentam e dão saciedade. Mas devemser light ou fabricados com leite desnatado, já que a versão integral contém gordura saturada e colesterol.
P.S: Se preferir algo mais rápido e simples, escolha apenas UMA opção. Ex:.. 1 fruta, ou 1 iogurte ou 1 polenguinho
Minicardápio:
_1 iogurte light + 1 barra de cereal + 1 fruta
_1 polenguino light + 1 fatia de torrada integral + 3 damascos
_2 fatias de queijo branco + 1 fatia de pão integral + 1 suco de fruta natural sem açucar
_ 1 iogurte desnatado ou light + 1 colher sopa de aveia + 2 ameixas secas

2 comentários:

  1. moça ...a coisa que mais tenho dificuldades é de tomar o café da mnhã...mas aos poucos vou vencendo essa barreira...


    bjooooooooooooooooo

    ResponderExcluir