quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tem Que Ter Fibra!


Pessoal, todos sabem que, um cardápio caprichado, com alimentos ricos em fribras, garante a limpeza e o bom funcionamento do organismo, contribuindo para uma pele saudável e ainda ajuda a emagrecer. Mas elas fazem muito mais por nós, e aí vai mais alguns benefícios dela.


1 AJUDA NO EMAGRECIMENTO: as fibras solúveis absorvem água e formam um gel, permanecendo mais tempo no estômago. Com isso, a sensação de saciedade com porções pequenas de alimentos é mais duradoura.


2 ESTIMULA A MASTIGAÇÃO: e, assim, a secreção de saliva e de suco gástrico.


3 FACILITA A DIGESTÃO: refeições ricas em fibras exige uma melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil. Por outro lado, o processo digestivo como um todo fica mais lento e, por isso, os nutrientes são mais bem aproveitados.


4 FAZ O INTESTINO FUNCIONAR MELHOR: as fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, evitando prisão de ventre e outras doenças. Essa aceleração também previne o câncer. Em alguns casos, as fibras destroem as bactérias nocivas que estão alojadas no intestino grosso.


5 MANTÉM O CÓLON(intestino grosso)COM MENOR DISTENSÃO: o que pode prevenir os espasmos que se traduzem clinicamente em cólicas.


6 MELHORA O TRABALHO DOS RINS: fonte de fibras, como o repolho e a couve, favorecem a excreção de oxalato de cálcio, substância presente na urina e que, quando se cristaliza, pode originar as temidas pedras nos rins.


7 CONTROLA A GLICEMIA: as fibras atrasam o esvaziamento gástrico, encurtam o transito intestinal e reduzem a absorção de glicose.


8 REDUZ O COLESTEROL: quando combinadas com uma dieta pobre em gorduras, as fibras ajudam a reduzir a taxa de LDL(o colesterol de baixa densidade, que é prejudicial ao organismo). No trato intestinal, as fibras "raptam"as moléculas de gordura e produzem compostos que normalizam a síntese de colesterol pelo fígado.


9 DEIXA A PELE MAIS BONITA: por facilitar a excreção de parte da gordura ingerida, reduz a oleosidade da pele.


10 COMBATE O MAU HÁLITO: as fibras de certos alimentos ajudam a limpar a cavidade bucal, impedindo a formação de uma crosta sobre a língua, chamada de saburra, que é o principal responsavel pelo mau hálito.

3 comentários:

  1. Maravilhosa,

    É claro que vc pode me seguir, nem precisava pedir. Eu já fui um pouco mais apressadinha (e mal educada...rs) e já fui logo seguir vc tb.
    Que bom que vc está também firme nesta meta de vida saudável, e pode contar comigo sempre.
    Ah!Adorei as dicas acima, fibras são sempre bem-vindas, ainda mais p/ mim, que tenho um intestino que às vezes entra em greve.

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiii...gaucha linda!
    vim retribuir sua visita vamos juntas nessa vou te seguir me segui tbm tá!
    BjO

    ResponderExcluir
  3. Oi não sabia que tinha que pedir permissão para seguir alguem...então quer dizer que tem gente que não gosta rsrs, eu fico sssuuuper alegre qdo abro e tem uma carinha nova rsrs vc será bem vinda e já estou te seguindo, seus amores uniformizados ficou otimo. Estamos juntas.Beijinhos.

    ResponderExcluir