sábado, 26 de junho de 2010

TPM! Que TPM???


Meninas, atirem a primeira pedra quem de nós nesse período de TPM não apresenta pelo menos um desses sintomas! Inchaço, irritação, enxaqueca, dor nos seios... Li uma reportagem que dá para diminuir todos esses sintomas da Tensão Pré Menstrual com simples mudanças na alimentação.

Acho que: se bem não fará, mal muito menos. Vale a pena tentar!


Abaixo o inchaço e a dores nos seios:

Esses sintomas dão a sensação de que a gente foi dormir com um peso e acordou com outros (mais gorda). Um horror. Mas não se espante: no período pré-mesntrual existem mulheres que "engordam" até 3kg! A culpa é da retenção de líquidos, causadas por alterações no sistema circulatório. É por causa disso, também, que as mamas doem e ficam sensíveis dias antes da menstruação

SOLUÇÃO: além de beber muita água, para desinchar é importante diminuir muito a ingestão de sódio, que não é encontrado só no sal, mas em alimentos que muita gente nem imagina. É o caso da carne vermelha, com 67mg do nutriente a cada 100gramas contra 2mg da mesma porção de soja. Outra vantagem de apostar nesse grão nesse período, é que ele é rico em magnésio, um mineral que contribui para amenizar o inchaço e a sensibilidade nos seios. Outras fontes desse nutriente são nozes, leguminosas, cereais integrais e hortaliças de folhas verdes-escuras, como brócolis e espinafre, e a granola. É ideal que esses alimentos comecem a fazer parte da dieta uma semana antes da menstruação e durante ela.


Zero de irritação

É tanta alteração hormonal durante a TPM que não há bom humor que resista. Também é normal ficar mais triste, ansiosa e sem paciência nessa fase. A explicação para isso é a redução dos níveis de seretonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

SOLUÇÃO: é preciso preciso ingerir alimentos ricos em triptofano, um aminoácido findamental na produção de seretonina, além de carboidratos, que potencializam a captação dessa subtância pelo sistema nervoso. Mas calma lá: não vale cair de boca nos bolos, massas e doces, que engordam demais e, depois, deixam qualquer uma de nós deprimida. Uma oção são os chocolates a base de soja ou de no minimo 60% de cacau, que ajudam a elevar as taxas de seretonina. Um dica é comer 2 dias antes da menstruácão e antes de ingerir, colocar ele por algumas horas no freezer, assim ele congela e terá que colocar na boca para ir derretendo, você irá saborear ele por mais tempo e dar a sensação para o teu cérebro de ter ingerido por mais tempo doce, estimulando assim a produção de seretonina.


Sem prisão de ventre

A mulher é naturalmente mais propensa a ter o intestino preguiçoso. Na tensão pré-menstrual esse problema fica acentuado e, somado à retenção de líquidos, bastante comum nessa fase, o resultado é um só: barriga inchada.

SOLUÇÃO: para corrigir esse incômodo, a ingestão de fibras uma semana antes da menstruação é fundamental. Uma sugestão é comer cereais matinais integrais e ameixas secas.


Fim da enxaqueca

Para muita gente a dor de cabeça é o primeiro sinal de que a TPM está chegando. Tanto a redução nos níveis de seretonina quanto a retenção hídrica podem ser culpados pelo incômodo.

SOLUÇÃO: é importante comer mais alimentos ricos em vitaminas B6, como cereais integrais, especialmente o trigo, hotaliças e nozes.


P.S: essas dicas reduzem a TPM de pequena e média intensidade, e devem ser feitas UMA SEMANA ANTES da menstruação e no período dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário