sexta-feira, 18 de junho de 2010

Use O Ciclo Menstrual A Seu Favor!

Nós mulheres passamos o mês todo à mercê do sobe-e-desce dos hormônios. Boa notícia: dá para tirar proveito dessa variação e potencializar os resultados do treino. O segredo é apostar nas atividades mais adequadas para cada fase.
Imprima esse post e leve para a academia para o professor adequar para vocês cada treino para cada período. Aqui são só dicas.

DIMINUA O RITMO
Na primeira fase do ciclo, que inicia-se quando a mulher mesntrua, ocorre a diminuição da secreção dos hormônios, tanto o estrógeno quanto progesterona, pelos ovários. Com isso, há a descamação do tecido que reveste a cavidade do útero(endométrio) acompanhado de sangue. É normal algumas mulheres sentirem desconforto nessa época, principalmente desânimo, cólicas, retenção de água, sensação de peso e dores nas pernas. É aconselhavel, a quem sofre desses sintomas usar os quatros primeiros dias da menstruação para dar uma pausa na rotina de exercícios e retornar após esse período.
"No quinto dia do ciclo, o nível do estrógeno aumenta e o endométrio começa a sua recuperação com término do sangramento e o restabelecimento da rede vascular. Desse modo, os sintomas físicos tendem a diminuir.
Algumas mulheres relatam ainda uma redução no desempenho esportivo. Por outro lado, os especialistas lembram que os exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, auxiliam na produção de endorfinas, que garantem a sensação de bem-estar e conforto, o que ajudaria a melhorar os sintomas inconvenientes.
OS MAIS RECOMENDADOS: ioga, alongamento, relaxamento, pilates, musculação de média intensidade, dança, corrida leve, natação e hidroginástica.
PROCURE EVITAR: atividades de alta intensidade como provas de corrida, esportes coletivos de impacto corporal e exercícios no trampolim por causa das cólicas.

TURBINE O TREINO
Após o décimo dia do ciclo, a mulher entra no período ovulatório ou também denominado como fértil. É o momento que o útero está se preparando (formando uma camada mais espessa) para a chegada do óvulo maduro, fecundado ou não. Na metade dessa fase, os ovários passam a produzir mais progesterona, que é o hormônio responsável pela finalização do processo de preparação do útero.
Não é à toa que boa parte das mulheres recupera o bom humor e toda a disposição perdida na etapa anterior.
É a fase de bem-estar, pois é comum que todos os desconfortos sumam nessa época. Por isso, elas aguentam fazer esforços maiores e por mais tempo. E é aí que mora o perigo: o risco de lesões é grande porque muitas ultrapassam os limites habituais. A dica, então, é priorizar a junção de exercícios aeróbicos e localizados. Ou seja, a rotina pode ser a mesma e até intensificada, mas sempre com o cuidado para não exceder no esforço físico.
OS MAIS RECOMENDADOS: naração, corrida, caminhada, aulas de bike, exercícios no trampolim, circuito, musculação, ginástica localizada, pilates e aulas com ritmo (axé e aeróbica)
PROCURE EVITAR: boxe e atividade de alto impacto, por causa do risco de lesões articulares caso a mulher exceda a carga.

NÃO PARE
Na última fase do ciclo, o nível de progesterona (hormônio que pode aumentar a irritabilidade) sobe. Ela ocorre, normalmente, de uma semana a dez dias antes da menstruação. Você deve conhecê-la mais como a fase "tudo me tira do sério". Realmente, por causa da famosa e torturante Tensão Pré Menstrual (TPM), a mulher fica emocionalmente mais sensível.
"A diminuição de seretonina pode levar a mudanças de humor, nervosismo, irritabilidade, desânimo, depressão, insônia, inchaço, dores de cabeça e fadiga muscular. Tudo isso juntos torna a atividade física de longa duração um martírio". Por causa disso, os especialistas enfatizam a continuidade das atividades físicas nessa etapa. Pois elas amenizariam alguns dos sintomas típicos já citados. Porém, dê preferência aos aeróbicos, já que eles estimulam a circulação sanguínea, reduzem o inchaço e fazem o corpo liberar endorfinas (hormônio responsável pelo bem-estar). Para quem sente dor, o personal não aconselha fazer exercícios como agachamento e leg press ou utilizar pesos sobre os quadris porque pode piorar o desconforto.
OS MAIS RECOMENDADOS: todos os aeróbicos como natação, corrida e caminhada. Além de ioga, dança do ventre, pilates, exercícios com bola, hidroginástica, artes marciais, musculação e circuitos.
PROCURE EVITAR: aulas com música em alto volume, o que pode agravar a irritabilidade, e em ambientes fechados, caso não se sinta bem em lugares assim. Do contrário, sem restrições.

2 comentários: