segunda-feira, 21 de junho de 2010

Para Controlar A Gula Nas Festas.


Pessoal, quem leu alguns dos meus pots, percebeu que eu sou apaixonada por dicas, não é? Espero que elas estejam ajudando vocês.

Quando visito o blog de cada uma (um), vejo que em muitos posts segue sempre o mesmo drama, pisar na jaca em festas, é ou não é???

Com razão, a gente chega nas festas, estamos comendo feito passarinhos, vemos aquelas mesas lindas de doces e salgados, algumas com nossos pratos preferidos, aí fica quase que uma missão impossivel não cairmos de boca nessas tentações. E eu não sou diferente de vocês não.

Hoje foi na consulta na nutricionista, e pensando nisso, pedi para ela me dar algumas dicas de como ir a uma festa e não cometer essas recaidas que depois nos martirizamos por dias em termos feito o que não deveriamos.

Espero que ajude vocês!


Não se reprima

Se a festa for em um restaurante, por exemplo, você pode sugerir alterações no prato escolhido. Peça para ser preparado sem óleo, sem manteiga, com pouco queijo ou com o molho à parte.

Já se a comemoração não for em lugares assim, de uma olhadinha antes na mesa e comece a montar o seu prato mentalmente antes de se jogar sem pensar no pecado da gula.


Sempre que possivel, afaste a tentação

Afaste a gula com produtos ricos em fibras, minerais e vitaminas no dia-a-dia. Não abra mão dos cereais integrais, frutas e vegetais. Eles ajudam a saciar a vontade de comer. Se estiver na festa, então, comece pelas saladas, se tiver a opção de mesa de frutas, vá nela antes do doce e assim você não sentirá mais tarde a vontade absurda e incontrolavel de atacar as opções mais calóricas.


Massa mia

Se a comemoração for em um restaurante italiano, ou em uma pizzaria, escolha os pratos que tenham macarrão com legumes ou pizzas com recheios mais leves, feitos com tomates, legumes, queijos brancos, e em vez de massas recheadas, vá de massas que acompanhem molho de tomate.


Prepare-se antes

Se tiver uma festa no fim de semana, programe-se antes queimando calorias. Em quanto vê televisão, por exemplo, estique uma corda elástica, que fortalece a musculatura dos braços, das costas e das pernas. sem contar que ao ganhar músculos você elimina gordura.


Fique esperta

Mesmo em festa, preste atenção no que consome! Mastigue com calma. Não coma andando, dançando ou em pé. E, principalmente, não repita porções. Assim você não perde a noção da quantidade de alimentos que ingeriu.


Controle o impulso

Você adora comer carne vermelha? Não é demais alertar que qualquer uma delas (bovina, porco ou peru) tem grande concentração de gordura saturada que compromete o sistema cardiovascular. Por essa razão, na festa, reduza a quantidade de consumo e prefira as mais magras na hora de comer.


Divida para afinar

Quando ninguém quiser repartir a refeição com você, não se desespere. Se tiver em restaurante, fale com o garçom para dividir uma porção grande em duas e, se preferir, leve a outra parte para casa. Se não estiver em restaurante, pegue outro prato, divida você a porção e deixe ou leve a outra.


Escolha inteligente

Veja quais as opções menos calóricas e se sirva uma unica vez.


Festa em casa

Ao receber os amigos em casa, use suas receitas preferidas, mas reduza pela metade a quantidade de açucar e gordura indicadas. Substitua leite de coco, rum ou uísque por essências com sabores semelhantes e água. Escolhas receitas mais leves. Dessa forma, você diminuirá as calorias tornando-os saudáveis e sem alterar o sabor.


Atividade física: inimiga número umd a gula.

Estar fisicamente ativa ajuda a controlar o pensamento obsessivo de comer. Para combater o sedentarismo, adote a contagem dos passos. A organização mundial de saúde (OMS) recomenda 10mil passos por dia ou andar 30 minutos pelo menos cinco vezes por semana, de forma contínua ou acumulada e com intensidade moderada.


Pedaços de mau caminho

Comece diferente se o local escolhido pela turma for uma pizzaria. peça antes salada de folhas e depois sirva-se de pizzas leves e no máximo 3 fatias ao total. E, também, reduza a quantidade de álcool no seu drinque, misturando um suco na bebida.

3 comentários:

  1. Amei as dicas! Vou me preparar para a próxima festa. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Elisa, obrigada pelas dicas, elas são ótimas e fáceis de seguir.
    Não fique tão desapontada c/ a balança será q vc ñ está retendo líquido, por conta do seu ciclo menstrual? De qq modo persevere e na próxima pesagem terá uma boa surpresa, certo!
    Bj e fique c/ Deus!

    ResponderExcluir
  3. Elisa,gostei do seu blog e se possível gostaria de receber as dicas em meu email se voce quizer.Meu email é bordados1000@gmail.com.Um abraço

    ResponderExcluir