terça-feira, 29 de junho de 2010

Mitos...


Meninas, hoje eu postei um informativo falando sobre a revista super interessante.

É ótima a revista, e a primeira coisa que me chamou atenção foram os mitos que se criaram a respeito da quantidade de água que devemos beber. Por isso vou digitar na integra o que a revista traz sobre isso.


Água: oito copos por dia é a dose recomendada.

Quem diria que um simples mal-entendido geraria um dos mitos mais disseminados ha história da nutrição???? A idéia de que é preciso tomar muitos copos de água por dia foi tão martelada na nossa cabeça, que não há quem duvide da sua veracidade. Bom, vamos aos fatos. Em 1945, o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA recomendou: "O consumo adequado de água para adultos é 2,5 litros por dia, na maioria dos casos. Um padrão comum para diversas pessoas é 1 mililitro para cada caloria da comida". Pouco depois dessa afirmação, vinha um complemento. "A maior parte dessa quantidade está contida em alimentos preparados". Acontece que esta última frase é crucial para o entendimento do texto. Sem ela, a instrução pode ser interpretada como "beba 8 copos de água por dia". E não é bem assim.

O que a regra dos 8 copos não leva em conta é que alimentos como pepino, tomate, repolho e alface têm 95% de água. A orientação também despreza o líquido contido em sucos, leite, chá e café. Segundo Heinz Valtin, professor de fisiologia da Darmouth Medical School, nos EUA, não há uma regra universal para o consumo de água. "Depende dos hábitos e da saúde de cada um, além da temperatura do lugar".v

2 comentários:

  1. Engraçado que hj mesmo estava comentando sobre isso com um colega fisioterapeuta que faz especialização em fisiologia. Ele disse que haviam estudos comprovando o mal que o excesso de água pode fazer ao organismo.. Oi? Quer dizer que uma das poucas coisas que eu faço certinho (beber muita água) não é mais tão bom? Ainda pode fazer mal? Aff, magoei viu?
    Vamos aguardar estudos então... Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Pois éh isso é uma das coisas que eu mais peco por que não consigo agora no inverno tomar água pura tomo chimarrão e chá amargo, e já li também não lembro onde que tomar água em excesso sobrecarrega os rins e isso não é muito bom... vai saber né cada uma.
    Por isso não me estresso muito
    E ai foi boa a aula de dança??
    Boa noite pra ti
    beijinho

    ResponderExcluir