quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mitos E Verdades Sobre Alimentação (I Parte)


A alimentação das pessoas que estão de RA interfere significativamente em nossa saúde e resultados satisfatórios dos nossos objetivos, por isso, em diversas situações, surge dúvidas sobre o que devemos ou não comer, em quais quantidades, com que frequência, ou até, o que é mito e o que é verdade quando o assunto é alimentação.

Por exemplo: ingerir muito açucar causa diabetes?? Grãos e cereais ajudam mesmo a emagrecer?? Café desencadeia gastrite??? Essas e outras perguntas serão postas aqui com o passar dos dias.

Grãos e Cereais.

- Consumir soja ajuda na reposição hormonal??

Verdade: alimentos à base de soja são ricos em isoflavonas, proteínas e cálcio, podendo ser uma opção para a reposição hormonal, foi o que constatou uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universaidade Estadual de Campinas).

- Grãos e cereais integrais ajudam a emagrecer??

Verdade: Esses alimentos fazem com que você coma menos, e ainda combate a prisão de ventre. Esses alimentos são o caminho para manter a saúde e boa forma.

- A linhaça só faz efeito se for consumida triturada

Depende: Para proporcionar os efeitos desejados, como redução nos níveis de colesterol ruim(LSL), melhora no funcionamento do intestino e prevenção do diabetes, as sementes de linhaça devem ser trituradas. Mas isso é possivel através da mastigação. As sementinhas que sobram nesse processo o intestino passa sem ser digeridas, mas as que foram serão suficiente para dar conta dos seus benefícios. Por isso de uma boa mastigação.

- Cevada serve apenas como ingrediente de cerveja

Mito: O consumo de cevada contribui para o controle da glicemia e do colesterol. Rica em fibras, também melhora o funcionamento intestinal.

- Pipoca engorda e faz mal à saúde?

Depende: Embora seja bastante calórico, esse alimento derivado do milho é rico em fibras e proteínas, que regulam o intestino e participam da formação dos músculos. Ou seja, consumidos com moderação, pode e até faz bem.

- Grão-de-bico combate a tristeza

Verdade: O grão-de-bico contém triptofano, um aminoácido que participa da produção de seretonina, hormônio importante na sensação de prazer, bem-estar e confiança.

Hábitos Alimentares

- Tomar só líquidos por um dia inteiro não ajuda a desintoxicar o corpo

Verdade: dietas líquidas só são indicadas por especialistas para quem tem alguma dificuldade de mastigação. Esse tipo de cardápio normalmente não oferece nutrientes suficientes para promover uma desintoxicação do organismo. Para isso, é preciso ter a alimentação saudável como hábito.

- Viver de alimentos Diet e Light é suficiente para perder peso

Mito: Maior prova disso é que chocolate diet pode até ser isento de açucar, mas tem mas gordura do que versão normal. Produtos light geralmente apresentam apenas 25% de redução no valor calórico, ou seja, se consumidos em excesso, são similados pelo corpo como se fossem produtos regulares.

- Praticar exercícios sem comer nada é mais eficiente.

Mito: Dietas restritivas ou ausência de alimentos pode até prejudicar o desempenho. Se o objetivo é perda de peso, o ideal é aliar quantidades corretas de carboidratos - principal fonte de energia do organismo - e proteínas, que fazem a contrução adequada de tecido muscular.

- Não tem problema comer sempre os mesmos alimentos, desde que sejam saudáveis.

Mito: Supondo que uma pessoa coma só salada de alface e tomate, arroz branco, feijão e bife todos os dias. Esse hábito faz com que seu organismo receba sempre os mesmos nutrientes, o que mais tarde pode acarretar em uma deficiência. O certo é variar o cardápio.

- Tomar água gelada em jejum emagrece

Mito: Ao contrário do que dizem, seja gelada, morna ou quente, a água em jejum ou ao longo do dia não reduz a absorção de gorduras nem auxilia no emagrecimento. Pode, sim, em quantidades apreciáveis, contribuir com a saciedade e auxiliar na manutenção do metabolismo, um fato positivo.

- Quem tem problemas com a balança não pode passar perto de comidas gostosas nem em sonho.

Mito: Já é comprovado que dietas com restrições severas só servem para causar desnutrição. Quem opta por emagrecer ou mesmo manter o peso reeducando os hábitos alimentares pode comer doces e frituras de vez em quando.

- Depois de exagerar na comida num dia, vale a pena "passar fome" no outro

Mito: Exageros são prejudiciais, mas de acordo com especialistas: quando temos noções claras sobre alimentação, a culpa dos exageros deve ser deixada de lado e, nas próximas refeições, o cardápio deve permanecer o habitual. Mas sempre vale a pena pensar antes de exagerar.

- Comer assistindo televisão engorda

Verdade: E a culpa nem é da televisão, mas de qualquer coisa que tire sua atenção na hora da refeição. Se não estiver ciente do que está fazendo, não se dá conta da saciedade. Resultado: acaba comendo mais e, consequentemente, engordando.

- Fazer jejum é ótimo para emagrecer

Mito: Seu corpo é inteligente e vai entender a privação de alimentos como um alerta de que precisa estocar energia. Resultado: além do mal-estar de um dia inteiro, à noite, você tende a comer o dobro e, com tempo, ficar com pneuzinhos extras.

- O jeito certo de comer é fazer várias refeições ao longo do dia

Verdade: Além de garantir uma variedade muito maior de nutrientes por conta dos tipos de alimento que vai ingerir ( afinal, o cardápio do café da manhã é bem diferentedaquele do jantar), você evita picos de fome que levam a futuros excessos à mesa.

- Comer à noite engorda mais do que durante o dia

Mito: Por conta de uma queda do metabolismo, é sempre bom evitar alimentos hipercalóricos nesse período. Mas engordar mesmo vai depender de uma série de fatores. O momento em que são feitas as refeições determinadas atividade de um grande número de genes, por isso programá-las torna mais eficiente o trabalho da enzima que queima gordura e açucar. Isso significa que alguém que trabalha à noite, por exemplo, não só pode como deve comer nesse horário, para que seu organismo funcione devidamente.

- Tomar líquidos durante a refeição não faz bem ao estômago

Depende: Desde que a porção não ultrapasse um copo pequeno(200ml), o líquido pode até ajudar na mastigação. Mais do que isso, acaba interferindo no trabalho do suco gástrico e prejudica a digestão. Opte por água ou sucos naturais.

- É possivel comer de tudo e emagrecer

Mito: Alguns alimentos precisam ficar de fora do cardápio de quem quer afinar a silhueta com saúde. É uma questão de escolha. A boa notícia é que, depois de alcançado o peso ideal, seguindo uma alimentação balanceada, dá para abrir exceções e atacar uma guloseima de vez em quando.

- Carboidratos são os maiores inimigos da boa forma

Depende: Carboidratos são fontes de energia essencial às células e ao cérebro, mas são o tipo e a quantidade de carboidrato que fazem a diferença. Os de alto índice glicêmico entram na corrente sanguínea rapidamente, aumentando os níveis de glicose no sangue. Quando consumidos em excesso causam aumento de peso.

2 comentários:

  1. muito interessante seu post amiga... adorei seu blog e estou te seguindo... eu tirei várias duvidas que eu tinha. Muito interessante mesmo!

    Um gde bjo e me faça tbm uma visitinha...

    bjussssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ! obtive informações valiosas , vou adota-las !!!

    ResponderExcluir